Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto...
Texto 6

Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto, julgue o item a seguir.
O sentido do adjetivo “furiável” (linha 19) remete a
uma natureza ordenada, determinada; por conseguinte,
o presente também se submete à lógica da obediência.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a construção do raciocínio indica que furiável não remete a uma natureza ordenada
Errado.
Na questão, a interrogação furiável não remete a uma natureza ordenada, determinada; A seguir, o próprio autor descreve que não. Por conseguinte, o presente também se submete à lógica da obediência, de determinação.
Entendi foi nada visse
Questão Incorreta: De acordo com o professor Caco Pena: Segundo o narrador, tanto o passado quanto o futuro e o presente “obedecem à gente”. Ao falar sobre este último, o personagem nega que ele seja “furiável”, concluindo que, por não ser “furiável”, ele “obedece igual”. Mesmo que seja um neologismo, é possível perceber, da fala, que há uma oposição entre o “obedecer” e o “ser furiável”, o que deixa a questão incorreta.
A etimologia de "furiável" aponta para o latim furere: estar fora de si, tomado de delírio. O adjetivo significaria então a capacidade de gerar a desordem.
Quando ele fala: Os fatos passados obedecem à gente; os em vir (ou seja, o futuro) também. Só o poder do presente é que é furiável? Não. Esse obedece igual e é o que é.
Quando o autor pergunta se só o presente é que seria furiável, ele está contrapondo a ideia de ordenação que tanto o passado quanto o futuro tem.
Então, a questão jogou um verde…
O adjetivo furiável remete a uma natureza ordenada, determinada? Não.
Ao contrário… seria o caos, a desordem.
O autor é que menciona que o presente é ordenado.
A questão induziu ao erro justamente porque quando lemos o texto, entendemos que o presente é ordenado.
Mas com a pergunta e a negação em seguida, a gente já tira a ideia de que pode ser qualquer coisa, menos ordenado. Entende?
Assim mata a questão.
Esse autor é muito bem para banca. Já para nós, meu Deus, não entendi nada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo