O antigo Território Federal do Guaporé, criado no governo de...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - por parte dos estados do Amazonas e do Mato Grosso.
Tema central: A questão aborda a formação territorial do antigo Território Federal do Guaporé, um conhecimento fundamental para entender as origens do atual estado de Rondônia e sua divisão política-administrativa.
Resumo teórico:
O Território Federal do Guaporé foi criado em 1943, durante o governo Getúlio Vargas, por meio do Decreto-Lei nº 5.812. Essa ação fazia parte de uma política de integração nacional, principalmente das áreas de fronteira da Região Norte. O território foi constituído por áreas desmembradas dos estados do Amazonas e do Mato Grosso, abrangendo uma vasta região do oeste brasileiro. Em 1956, o território passou a se chamar Rondônia e, em 1981, foi elevado à categoria de estado.
Justificativa da alternativa correta:
A alternativa D é a correta porque, conforme consta no Decreto-Lei nº 5.812/1943 e em diversas fontes acadêmicas (como o IBGE e a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros), o Território do Guaporé foi formado por partes do Amazonas e do Mato Grosso. Essa informação é muito cobrada em provas sobre a História de Rondônia, pois demonstra o processo de ocupação e integração do território nacional.
Análise das alternativas incorretas:
A - Afirma que era composto por parte dos estados do Amazonas e do Pará. Errado. O Pará não cedeu terras para a formação do território.
B - Diz que era formado por parte dos estados do Acre e do Mato Grosso. Errado. O Acre já era Território Federal desde 1904 e não participou dessa composição.
C - Indica que correspondia ao atual território do Acre. Errado. O Acre não faz parte da história de formação de Rondônia/Guaporé.
E - Menciona o departamento de Beni, na Bolívia. Errado. Não houve incorporação de terras bolivianas, o território se formou apenas de áreas brasileiras.
Estratégias para interpretação:
Fique atento a menções erradas de estados vizinhos (como Pará ou Acre) – são pegadinhas frequentes. Sempre busque associar datas e leis importantes (como o Decreto-Lei nº 5.812/1943) para fundamentar sua escolha.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra d) Território Federal do Guaporé foi desmembrado do Amazonas e do Mato Grosso.
D
O antigo Território Federal do Guaporé, era composto por Santo Antônio do Alto do Madeira, Guajará Mirim (MT)
Porto Velho e Lábrea (AM)
Letra d)
GAB-D
por parte dos estados do Amazonas e do Mato Grosso.
ME LEMBRO DESSA ÉPOCA!
1943 Território Federal do Guaporé (Getúlio Vargas) GG
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo