O uso de primatas não humanos como modelos na pesquisa biomédica deve-se à sua estreita relação filogenética
com os humanos, envolvendo semelhanças comprovadas
quanto a aspectos genéticos, comportamentais e diversas
atividades bioquímicas. Por essas razões, têm sido utilizados para estudos comparativos em enfermidades humanas.
De acordo com a Resolução Normativa CONCEA nº 28 de
13/11/2015, é INCORRETO afirmar que: