O assistente social integra a divisão sociotécnica do traba...
Considerando o exposto acima aprecie as assertivas:
I. O Serviço Social aparece atualmente como uma profissão consolidada na sociedade brasileira, ganhando visibilidade no cenário atual e sustentado por um projeto ético-político. II. A efetivação do projeto ético-político do Serviço Social exige que os profissionais, cada vez mais, recriem seu perfil profissional e sua identidade, ultrapassando limites institucionais e superando a ideologia do assistencialismo, avançando, assim, nas lutas pelos direitos e pela cidadania. III. A construção coletiva do projeto profissional aglutinou assistentes sociais de todos os segmentos e materializou-se no Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1986. IV. Podemos dizer que a profissão nas últimas décadas deu um salto qualitativo em sua formação acadêmica e em sua presença política na sociedade. V. O projeto ético-político do Serviço Social caracteriza-se pelos determinantes sócio-históricos, pela dimensão política pautada no compromisso com a classe trabalhadora e pelos interesses, aspirações e demandas do projeto coletivo dos assistentes sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e compreender por que a alternativa B - I, II, IV e V apenas é a correta.
Tema Central: O tema principal da questão é o projeto ético-político do Serviço Social. Esse projeto é central para o exercício profissional dos assistentes sociais, orientando práticas que vão além da simples execução de tarefas técnicas, destacando-se por um compromisso ético com a transformação social e a defesa dos direitos humanos.
Resumo Teórico: O projeto ético-político do Serviço Social no Brasil é um referencial teórico-prático que guia a atuação dos assistentes sociais. Ele é fundamentado em princípios de justiça social, direitos humanos, democracia e liberdade, e busca superar práticas assistencialistas, propondo uma intervenção que contemple a totalidade das questões sociais. O Código de Ética do Assistente Social, atualizado pela última vez em 1993, é uma diretriz importante nesse contexto.
Justificativa da Alternativa Correta (B - I, II, IV e V):
I. O Serviço Social realmente se consolidou como uma profissão relevante na sociedade brasileira, com forte presença política e sustentação pelo projeto ético-político. Portanto, essa assertiva está correta.
II. A efetivação do projeto realmente demanda que os profissionais recriem seu perfil e identidade, superando o assistencialismo e lutando por cidadania. Isso está em consonância com as práticas modernas da profissão, tornando a assertiva correta.
IV. Nas últimas décadas, a formação acadêmica e a presença política do Serviço Social se qualificaram, fortalecendo a categoria. Esta assertiva está correta.
V. O projeto ético-político é, de fato, pautado nos determinantes sócio-históricos, no compromisso com a classe trabalhadora e nos interesses coletivos da categoria. Portanto, está correta.
Análise das Alternativas Incorretas:
III. A alternativa está incorreta porque menciona o Código de Ética de 1986. Na verdade, o atual Código de Ética do Assistente Social foi estabelecido em 1993, e é este que reflete a construção coletiva do projeto profissional moderno.
Assim, a alternativa correta é a B - I, II, IV e V apenas porque todas as assertivas indicadas correspondem à realidade e aos princípios do projeto ético-político do Serviço Social.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A construção coletiva desse projeto profi ssional aglutinou assistentes sociais de todos os segmentos e materializou-se no Código de Ética Profi ssional do Assistente Social, aprovado em 13/3/1993, na Lei de Regulamentação da Profi ssão de Serviço Social (Lei 8.662 de 7/6/1993) e na proposta das Diretrizes Curriculares para a Formação Profi ssional em Serviço Social (8/11/1996).
Fonte: http://www.precog.com.br/bc-texto/obras/piana-9788579830389.pdf
Gab B: I, II, IV e V apenas.
O erro da III é o C.E que no caso seria o atual de 1993 e não o de 1986.
A construção do perfil do assistente social no cenário educacional Pág. 103
A construção coletiva desse projeto profissional aglutinou assistentes sociais de todos os segmentos e materializou-se no Código de Ética Profissional do Assistente Social, aprovado em 13/3/1993, na Lei de Regulamentação da Profissão de Serviço Social (Lei 8.662 de 7/6/1993) e na proposta das Diretrizes Curriculares para a Formação Profissional em Serviço Social (8/11/1996).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo