O diagnóstico de hipertensão gestacional é feito em mulheres...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2095162 Medicina
O diagnóstico de hipertensão gestacional é feito em mulheres cuja pressão arterial alcança 140/90 mmHg, ou mais, pela primeira vez depois da metade da gestação, porém, nas quais a proteinúria não é identificada. Quase a metade dessas mulheres desenvolve um tipo de síndrome ligado a isto. Assinale a alternativa, que indique a síndrome que o texto está se referindo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda as síndromes hipertensivas na gestação, focando na progressão da hipertensão gestacional para pré-eclâmpsia. Entender os critérios de diagnóstico e o histórico clínico dessas condições é fundamental para o manejo obstétrico seguro.

Justificativa da alternativa correta – B) Pré-eclâmpsia:
Segundo o Manual de Gestação de Alto Risco do Ministério da Saúde: "Hipertensão gestacional: diagnóstico temporário de gestantes que não preenchem os critérios de pré-eclâmpsia. Pode evoluir para pré-eclâmpsia em 10% a 50% dos casos." Isso significa que, nas mulheres com hipertensão gestacional (PA ≥140/90 mmHg após 20 semanas, sem proteinúria), cerca da metade pode desenvolver sinais e sintomas que configuram pré-eclâmpsia.

Pré-eclâmpsia se caracteriza por hipertensão associada a proteinúria significativa (≥300 mg/24h) ou, na ausência da proteinúria, manifestações de disfunção orgânica (exemplo: trombocitopenia, alteração renal/hepática, sintomas neurológicos, edema pulmonar ou restrição de crescimento fetal). A progressão da hipertensão gestacional para pré-eclâmpsia é um fator de risco para complicações graves, tornando imprescindível o monitoramento rigoroso dessas pacientes.

Análise das alternativas incorretas:

A) Hipertensão crônica: Incorreta, pois é detectada antes da 20ª semana ou persiste após 12 semanas do puerpério, não sendo desencadeada durante a gestação atual.

C) Hipertensão gestacional: Apesar do enunciado descrevê-la, a pergunta solicita a síndrome que pode se desenvolver a partir dessa condição, sendo esta justamente a pré-eclâmpsia, e não a hipertensão gestacional em si.

D) Endometriose: Totalmente incorreta, por ser uma doença ginecológica não relacionada a síndromes hipertensivas da gravidez.

Dica para provas: Atenção a palavras-chave como "pela primeira vez após metade da gestação" (aponta para hipertensão gestacional) e "desenvolve um tipo de síndrome" (cobre evolução para quadro mais grave). Fique alerta à diferenciação temporal dos quadros hipertensivos e aos critérios diagnósticos oficiais.

Conclusão: O conhecimento dos critérios diagnósticos e da evolução das síndromes hipertensivas garante tomada de decisão ágil e embasada, conforme orienta o Ministério da Saúde.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão se refere à síndrome de pré-eclâmpsia, que é um distúrbio hipertensivo específico da gestação, caracterizado pelo aparecimento de pressão arterial elevada após a 20ª semana de gestação, acompanhada de proteinúria (presença de proteína na urina) e/ou outras manifestações clínicas, como edema e distúrbios visuais. No entanto, há uma forma de hipertensão gestacional em que a proteinúria não está presente, mas a pressão arterial está elevada, e quase metade dessas mulheres desenvolve a síndrome de pré-eclâmpsia. Portanto, a resposta correta é a alternativa B - Pré-eclâmpsia. As outras opções não estão relacionadas ao quadro clínico descrito no enunciado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo