Os carboidratos são uma fonte primária de energia na dieta ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2606372 Agropecuária
Os carboidratos são uma fonte primária de energia na dieta de aves e suínos. Eles são convertidos em glicose durante a digestão e absorção no trato gastrointestinal, fornecendo energia para todas as atividades metabólicas do organismo, incluindo crescimento, reprodução, manutenção da temperatura corporal e locomoção. Dessa forma, é possível afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A

1. Tema central da questão:

O tema central aqui é nutrição de aves e suínos, com foco nos carboidratos e, especialmente, sobre o papel das fibras alimentares na saúde e digestão desses animais. Entender as funções dos diferentes tipos de carboidratos é fundamental para profissionais da agropecuária, já que uma alimentação adequada influencia o desempenho, o crescimento e o bem-estar dos animais.

2. Resumo teórico:

Carboidratos são macronutrientes essenciais que servem principalmente como fonte de energia para aves e suínos. São divididos em simples (monossacarídeos e dissacarídeos) e complexos (polissacarídeos, incluindo fibras). As fibras não são digeridas pelas enzimas dos animais, mas têm função crucial na manutenção da saúde intestinal, promovendo o trânsito intestinal e servindo de substrato para a microbiota benéfica. Isso resulta em melhor absorção de nutrientes e prevenção de distúrbios digestivos (Fontes: NRC, 2012; Embrapa, 2011).

3. Justificativa da alternativa correta (A):

A alternativa A está correta porque descreve com precisão a função dos carboidratos e das fibras na dieta de aves e suínos. Além de fornecer energia, as fibras participam diretamente da promoção da saúde digestiva e da regulação do trânsito intestinal. Este conhecimento é amplamente reconhecido em manuais e literaturas de zootecnia e nutrição animal (ex.: Nutrient Requirements of Swine, NRC, 2012).

4. Análise das alternativas incorretas:

Alternativa B: Incorreta. Polissacarídeos amiláceos, como o amido, são de origem vegetal (milho, trigo, etc.) e não animal. O glicogênio é o polissacarídeo de reserva animal. Além disso, a distinção apresentada entre polissacarídeos amiláceos e não amiláceos está equivocada e não corresponde à classificação científica dos carboidratos (Fontes: Lehninger, Princípios de Bioquímica).

Alternativa C: Incorreta. Fibras não têm função na pigmentação de pele ou penas. A pigmentação está relacionada a compostos como carotenoides e xantofilas presentes em alguns alimentos, e não às fibras alimentares (Fontes: Embrapa, 2011).

Alternativa D: Incorreta. Maltose, frutose e galactose são carboidratos simples (monossacarídeos e dissacarídeos), não complexos. Além disso, eles não são encontrados em grandes quantidades em grãos como milho e trigo, sendo o amido (um polissacarídeo complexo) o principal carboidrato desses grãos (Fontes: NRC, 2012).

5. Estratégias para interpretação de questões:

Fique atento às classificações corretas dos nutrientes (origem animal x vegetal, simples x complexos), e desconfie de afirmações muito generalistas ou que misturam conceitos de áreas diferentes. Sempre busque identificar palavras-chave no enunciado (ex.: “energia”, “digestão”, “saúde intestinal”) para guiar sua análise.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo