O governo argentino anunciou no fim da tarde desta quarta-fe...
O governo argentino anunciou no fim da tarde desta quarta-feira (26 de setembro) junto ao FMI (Fundo Monetário Internacional) um ajuste no acordo anunciado em junho em que se adiciona um empréstimo de mais US$ 7 bilhões aos US$ 50 bilhões já acertado previamente. Participaram das negociações o ministro da Fazenda, Nicolás Dujovne, o presidente Mauricio Macri, e a diretora do FMI, Christine Lagarde.
(Folha de S.Paulo, 26.09.18. Disponível em:<https://goo.gl/hfxPMz> . Adaptado)
Uma das medidas tomadas pelo governo relacionada à tentativa de superação da crise foi
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre uma medida tomada pelo governo argentino em sua tentativa de superar a crise econômica mencionada no texto de apoio.
Alternativa Correta: D - o aumento de imposto às exportações.
Tema Central da Questão: O tema central aborda as medidas de política econômica adotadas pela Argentina para lidar com uma crise financeira, em um contexto de apoio e ajuste junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI). A compreensão desse tema exige conhecimento sobre como países fazem ajustes econômicos em momentos de crise, especialmente em relação a impostos e comércio exterior.
Resumo Teórico: Em momentos de crise econômica, é comum que os governos adotem medidas para aumentar suas receitas e reestabelecer a confiança no mercado. Uma dessas medidas pode incluir o aumento de impostos, especialmente sobre exportações, como forma de gerar mais arrecadação. Essa estratégia é utilizada para melhorar o balanço de pagamentos e aumentar as reservas internacionais, ajudando a estabilizar a moeda local.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa D é a correta porque, durante a crise de 2018, a Argentina realmente adotou a medida de aumentar impostos sobre as exportações. Essa decisão visava aumentar a receita do governo e, assim, tentar equilibrar as contas públicas em um momento de grande necessidade financeira. Fontes como notícias da época (ex.: Folha de S. Paulo) e relatórios do FMI detalham o contexto em que essa medida foi implementada.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - a isenção fiscal aos exportadores: Esta alternativa está incorreta, pois, ao contrário de isentar, o governo argentino decidiu aumentar os impostos sobre exportações para gerar mais receita.
B - a implementação de banda cambial: Embora a Argentina tenha adotado algumas medidas relacionadas ao câmbio, a questão específica se refere a impostos sobre exportações, não a medidas cambiais.
C - a adoção de barreiras alfandegárias: Esta alternativa está incorreta, pois a medida adotada foi o aumento de impostos, e não a imposição de barreiras comerciais que afetariam as importações ou exportações.
E - o represamento do aumento de preços: Não se trata de uma medida adotada. A questão se refere a políticas fiscais e não a controle direto de preços.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito d
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo