No contexto dos transplantes de tecidos, os doadores podem ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3649909 Medicina
No contexto dos transplantes de tecidos, os doadores podem ser classificados como falecidos (morte encefálica ou parada cardiorrespiratória) ou vivos, a depender do tipo de tecido a ser doado. Considerando as normas sobre doação e transplante de tecidos no Brasil, assinale a alternativa correta: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Doação e transplante de tecidos no Brasil, com destaque para a medula óssea.

A questão pede análise das regras para doação de tecidos, diferenciando quem pode doar medula óssea, córnea e ossos. Este tema envolve conhecimento das normas legais nacionais e dos procedimentos já padronizados no SUS e no cenário internacional.

Justificativa da Alternativa Correta (E):

Medula óssea só é doada por vivos, pois o tecido precisa estar viável, e o processo de retirada – por punção dos ossos da bacia – implica procedimentos não compatíveis com a ausência de circulação sanguínea ativa, que cessa logo após a morte. Já córnea e ossos podem ser obtidos de doadores falecidos, tanto em morte encefálica quanto por parada cardiorrespiratória, pois mantêm viabilidade por horas pós-morte, desde que respeitados protocolos de captação.

Segundo o Ministério da Saúde, “a medula óssea é doada por indivíduo vivo”, enquanto “córneas, ossos, pele e válvulas cardíacas podem ser coletados de doadores cadáveres”.
Diretriz clara: "A doação de medula óssea é um procedimento realizado em doadores vivos..." (gov.br/anvisa; gov.br/saude).

Análise das alternativas incorretas:

A) Errada: indivíduos em parada cardiorrespiratória não podem doar órgãos sólidos, apenas tecidos como córneas, ossos e pele. Órgãos sólidos só podem ser doados por morte encefálica confirmada.
B) Errada: medula óssea não pode ser doada por falecidos; viabilidade depende de perfusão ativa.
C) Parcialmente correta, mas não suficiente: esquece de citar que medula óssea só pode ser de vivo, omitindo distinção essencial.
D) Errada: tecidos como córnea/ossos podem ser doados após parada cardiorrespiratória. Proibição só vale para órgãos sólidos.

Dicas de prova:

Atenção a termos como “apenas” e “diferentemente dos demais” e saiba a diferença entre órgão sólido e tecido. Na dúvida, associe medula óssea a doador vivo!

Referências: PCDT/MS Transplantes; Manual de Transplantes (Couto e Massenburg, 2020); gov.br/saude.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo