Julgue o item a seguir, no que se refere a conceito e espéci...
Julgue o item a seguir, no que se refere a conceito e espécie de tributos, repartição das receitas tributárias e normas tributárias.
O município que optar, na forma da lei, por fiscalizar e cobrar, diretamente, o imposto sobre a propriedade territorial rural (ITR), relativamente aos imóveis neles situados, fará jus à metade do produto da arrecadação.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E (Errado)
Interpretação e Tema Central:
A questão trata da repartição da arrecadação do ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) quando o Município opta por realizar a fiscalização e cobrança direta desse imposto, assunto bastante explorado em provas para o cargo de Contador, pois envolve a competência tributária, convênios e receitas públicas.
Legislação Aplicável:
A alternativa induz ao erro ao mencionar "metade do produto". Veja o que reza a legislação vigente:
Constituição Federal, art. 158, II: “Pertencem aos Municípios: [...] II - cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto da União sobre a propriedade territorial rural, relativamente aos imóveis situados em seus territórios;”
Lei nº 11.250/2005, art. 2º: “O Município que celebrar o convênio de que trata o art. 1º fará jus à totalidade do produto da arrecadação do ITR relativamente aos imóveis situados em seu território.”
Jurisprudência Relevante:
O STF, no RE 816.830, firmou o entendimento de que cabe ao Município, quando conveniado, a integralidade da arrecadação do ITR em seu território.
Exemplo Prático:
O Município X firma convênio com a União para fiscalizar e cobrar o ITR. Caso arrecade R$500.000, ficará com os R$500.000 e nenhum percentual será encaminhado à União.
Justificativa do Gabarito:
O erro da assertiva está em afirmar que o Município fará jus a “metade” do produto da arrecadação, quando a rede legal permite que, se o Município firmar convênio para fiscalizar e cobrar o ITR, ele receberá a totalidade do valor arrecadado.
Pegadinha:
A formulação faz referência ao texto original da Constituição, mas desconsidera a exceção da Lei nº 11.250/2005. Sempre que a palavra "metade" aparecer em ITR, atenção: só se aplica quando o Município não celebrou convênio!
Doutrina:
Segundo Hugo de Brito Machado (Curso de Direito Tributário), ao celebrar convênio, o Município passa a ter direito à totalidade da arrecadação do ITR.
Resumo: Se o Município não celebra convênio, recebe 50%. Se celebra, recebe 100%. Essa diferenciação é fundamental em provas!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fará jus a TOTALIDADE do produto da arrecadação.
Fundamento:
CF/88.:
Art. 158. Pertencem aos Municípios:
II - cinqüenta por cento do produto da arrecadação do imposto da União sobre a propriedade territorial rural, relativamente aos imóveis neles situados, cabendo a totalidade na hipótese da opção a que se refere o art. 153, § 4º, III;
Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre:
VI - propriedade territorial rural;
§ 4º O imposto previsto no inciso VI do caput: (Parágrafo com redação dada pela Emenda Constitucional nº 42, de 2003)
III - será fiscalizado e cobrado pelos Municípios que assim optarem, na forma da lei, desde que não implique redução do imposto ou qualquer outra forma de renúncia fiscal.
Seria metade se fosse o IPVA.
GABARITO E
ITR – competência da União.
Repartição normal → Município recebe 50%.
Se o Município optar por fiscalizar e cobrar (delegação) → Município fica com 100% da arrecadação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo