Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e falsa...
( ) O texto inscrito no gênero discursivo/textual crônica tem por objetivo tematizar o conflito interacional de gerações na era digital.
( ) “Internetês” é uma língua natural, assim como português e inglês; portanto, tem gramática própria.
( ) O texto apresenta uma reflexão sobre a importância do respeito à variedade linguística em seu contexto de uso.
( ) Na passagem “sua filha pré-adolescente on-line” é um exemplo de concordância verbal já que o verbo “é” ocupa uma posição elíptica no texto.
( ) A frase escrita “Xau, mãe, c ta xata” reproduz a linguagem oral e é um exemplo típico do continuum entre oralidade e escrita proposto por Marcuschi.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B) V • F • V • F • V
Tema central: A questão envolve interpretação textual, análise de gênero e compreensão das variedades linguísticas associadas à era digital, explorando aspectos de oralidade e escrita na comunicação contemporânea.
Comentário das afirmativas:
1. (V) O texto, em formato de crônica, tematiza o conflito interacional de gerações na era digital.
A crônica é um gênero textual que aborda fatos do cotidiano de maneira leve e reflexiva. Neste caso, evidencia-se a dificuldade de comunicação entre mãe e filha mediada por diferentes registros linguísticos. Segundo Bechara, a crônica é propensa à crítica de costumes, o que aparece no texto como foco geracional e tecnológico.
2. (F) “Internetês” é uma língua natural como o português e tem gramática própria.
Esta assertiva é falsa pois o "internetês" não possui status de língua natural, segundo autores como Cunha & Cintra. Trata-se de uma variedade linguística usada em ambientes informais digitais, mas não apresenta um sistema gramatical consolidado como o português ou o inglês.
3. (V) O texto reflete sobre o respeito à variedade linguística em seu contexto de uso.
Embora de forma irônica e conflituosa, a crônica traz a reflexão sobre como diferentes ambientes demandam variedades linguísticas distintas e questiona o julgamento da mãe frente ao modo de expressão da filha. Seguindo a norma sociolinguística, segundo Rocha Lima, o contexto determina a adequação dos registros.
4. (F) “Sua filha pré-adolescente on-line” seria caso de elipse do verbo “é”.
Não há aqui elipse verbal; trata-se de estrutura adjetiva descritiva. Não ocorre omissão do verbo, mas sim sequenciamento de termos nominais, o que descaracteriza concordância ou elipse, conforme aponta a gramática normativa.
5. (V) “Xau, mãe, c ta xata” exemplifica o continuum entre oralidade e escrita segundo Marcuschi.
De acordo com Marcuschi, muitos textos escritos mimetizam traços da oralidade. O uso de abreviações, ausência de acentuação e escrita próxima ao modo de falar demonstram esse contínuo, afastando a dicotomia rígida entre oral e escrito.
Estratégia para concursos: Fique atento(a) ao contexto de uso da língua, diferença entre língua natural e variedade linguística e à análise do gênero crônica. Busque interpretar além do literal, identificando críticas e ironias do texto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(V) O texto é uma crônica e tematiza claramente o conflito entre gerações no contexto da era digital, especialmente no choque entre a linguagem da mãe e a da filha.
(F) “Internetês” não é uma língua natural, como o português ou o inglês; trata-se de uma variedade linguística / registro informal, dependente da língua portuguesa.
(V) O texto propõe uma reflexão sobre o uso adequado das variedades linguísticas, mostrando que cada uma tem seu contexto de uso, apesar do tom humorístico.
(F) Em “sua filha pré-adolescente on-line” não há concordância verbal, pois não aparece verbo expresso nem elíptico; trata-se de uma estrutura nominal, relacionada à concordância nominal.
(V) A frase “Xau, mãe, c ta xata” reproduz traços da oralidade na escrita, sendo um exemplo claro do continuum entre oralidade e escrita, conforme proposto por Marcuschi.
Alternativa B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo