Assinale a alternativa que NÃO contém uma oração reduzida su...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: TJ-SC Órgão: TJ-SC Prova: TJ-SC - 2011 - TJ-SC - Analista Administrativo |
Q206361 Português
Assinale a alternativa que NÃO contém uma oração reduzida subordinada:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão apresentada testa o conhecimento sobre orações reduzidas na Língua Portuguesa. As orações reduzidas são aquelas que não são introduzidas por uma conjunção subordinativa e apresentam o verbo em uma das formas nominais: gerúndio, particípio ou infinitivo.

Análise da alternativa correta (B):

A alternativa B - "Estamos mandando mensagens aos clientes sobre a reposição da peça." - não contém uma oração reduzida. Neste caso, "Estamos mandando" é uma construção verbal contínua, onde "mandando" é um gerúndio que complementa o verbo estar, formando uma locução verbal. Portanto, não é uma oração reduzida subordinada.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

A) "Ao sair da sala, lembrou-se que tinha esquecido o celular lá dentro."

A expressão "Ao sair da sala" é uma oração reduzida de gerúndio, indicando uma ação simultânea à principal. O verbo "sair" está no infinitivo, introduzido por "ao".

C) "Absorvendo-se na leitura dos autos, esqueceu tudo à volta."

"Absorvendo-se na leitura dos autos" é uma oração reduzida de gerúndio, indicando uma ação que ocorre simultaneamente à ação principal "esqueceu".

D) "Iniciaremos a sessão mesmo não havendo quórum."

A expressão "mesmo não havendo quórum" é uma oração reduzida de gerúndio, introduzida pelo advérbio "mesmo", que exprime concessão, enquanto "havendo" está no gerúndio.

E) "Tendo finalmente assinado o contrato, retirou-se."

"Tendo finalmente assinado o contrato" é uma oração reduzida de particípio, que indica uma ação anterior à ação principal "retirou-se".

Estratégias para futuras questões:

  • Identifique se há uma forma nominal (gerúndio, particípio, ou infinitivo) e se ela integra a oração principal sem conjunção subordinativa.
  • Analise o contexto e a função sintática da oração para verificar se se trata de uma oração subordinada reduzida.

Conclusão: Ao entender o conceito de orações reduzidas e suas características, como a ausência de conjunção e o uso de formas nominais do verbo, fica mais fácil identificar a presença ou ausência delas em uma frase.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CORRETA B

As orações subordinadas podem aparecer sob a forma de orações reduzidas, que apresentam as seguintes características:

  • verbo em uma das formas nominais (gerúndio, particípio ou infinitivo);
  • não são introduzidas por conectivos (conjunções subordinativas ou pronomes relativos).
São classificadas em:

  1. reduzida de infinitivo: Meu desejo era viajar para a Grécia.
  2. reduzida de gerúndio: Encontrei as crianças brincando no jardim.
  3. reduzida de particípio: Apresentado o resultado, todos discordarão.
DICA: esse tipo de oração pode ser substituído pelos pronomes demonstrativos.

Atenção
O sujeito das orações reduzidas de infinitivo não deve ser contraído com a preposição "de".
- A maneira de ele trabalhar não é satisfatória. (não: A maneira dele trabalhar não é satisfatória.) Obs.: Cegalla admite a segunda forma.

Os pronomes pessoais oblíquos mim e ti não devem ser usados como sujeito das orações reduzidas de infinitivo. No lugar deles, devem ser usados os pronomes pessoais retos eu e tu.
- Foi difícil para eu fazer isto. (não: Foi difícil para mim fazer isto.)
Entendo que na alternativa "a" a oração está desenvolvida.
Para estar reduzida deveria ser construída da seguinda forma:

a) Ao sair da sala, lembrou-se ter esquecido o celular lá dentro.

Diogo,
acho que nesse caso a oração que você está falando é a oração principal. A subordinada é "ao sair da sala"

Ao sair da sala seria oração subordinada adverbial temporal reduzida de infinitivo.

Bons estudos! Não desanimem!
alem do que ja foi dito, acho que vale a pena ressaltar que a opcao b

b) Estamos mandando mensagens aos clientes sobre a reposição da peça.

eh um periodo simples, ja que 'estamos mandando' eh uma loc. verbal.... na hora tbm fiquei em duvida mas quando olhei com calma percebi que esta opcao soh possuia um periodo, logo, nao poderia existir Oracao Subordinada nesta opcao, pois para cada oracao tem que haver um verbo, o que por si soh ja seria suficiente para marcar-la.

Dai olhando com mais calma depois disso consegui ver nas outras, todas as oracoes reduzidas o que confirmou minha impressao inicial. As vzs agente fica queimando neuronio simplesmente pq nao olhou direito a opcao e vai direto querendo matar a questao. Vale esses massetinhos, se nao vai de um jeito vai de outro. as vzs o pega do examinador esta bem ai na nossa frente e por pura afobacao agente nao ve.

Bons Estudos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo