À luz das contribuições da teoria histórico-cultural para a ...
À luz das contribuições da teoria histórico-cultural para a prática pedagógica, analise as assertivas, considerando o papel da mediação, da interação social e da organização do ensino no processo de aprendizagem:
I. O ensino deve concentrar-se nas habilidades já consolidadas pelos estudantes, evitando a proposição de desafios que extrapolem seu nível atual de desempenho.
II. O papel do professor restringe-se à exposição sistemática de conteúdos, sendo a aprendizagem resultante exclusivamente do esforço individual do aluno.
III. Estratégias como trabalho em grupo e atividades colaborativas favorecem a aprendizagem, ao promover a troca de experiências entre os alunos.
Está CORRETO o que se afirma em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: O ponto decisivo era verificar se as assertivas estavam compatíveis com a teoria histórico-cultural: I e II contrariam seus princípios e III os atende.
- Verifique se a afirmação preserva a mediação docente; se reduz o professor a expositor, tende a contrariar a teoria histórico-cultural.
- Teste se a aprendizagem aparece como socialmente mediada; se for tratada como exclusivamente individual, a assertiva tende a estar errada.
- Observe se o ensino é orientado apenas ao já consolidado ou também ao que está em desenvolvimento; a teoria histórico-cultural exige a segunda hipótese.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo