O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Q933229 Química


Kathryn R. Chabaud et al. Simultaneous colorimetric detection of metallic salts contained in low explosives residue using a microfluidic paper-based analytical device (µPAD). Forensic Chemistry 9, 2018, p. 35-41 (com adaptações).



    Um dispositivo analítico, conforme ilustrado na figura precedente, baseado em papel microfluídico (µPAD), foi desenvolvido para a determinação in loco da presença de chumbo, bário, antimônio, ferro, alumínio, zinco e magnésio, em resíduos de explosivos pirotécnicos. Cada canal contém um conjunto específico de reagentes que produz uma mudança de cor após a interação com um sal de metal específico, conforme esquematizado na tabela anterior. Esse novo dispositivo deve ser útil na detecção in loco de resíduos pós-explosão de pirotecnia no campo, devido à sua portabilidade e facilidade de uso.

Tendo como referência a figura e os dados da tabela precedentes, julgue o item a seguir.


Considere que a reação entre antimônio e sulfeto produza o sal Sb2S3, pouco solúvel e de cor ocre que, em meio aquoso, dissocia-se parcialmente, de acordo com o equilíbrio Sb2S3(s) X 2Sb3+(aq) + 3S2- (aq). Nesse caso, a concentração de sulfeto necessária para iniciar a formação do sólido Sb2S3 em uma solução aquosa de Sb3+ de concentração x mol/L deverá ser maior que em que Kps é a constante de equilíbrio da reação precedente.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!