Julgue o item que se segue.Maurice Tardif define o saber doc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2220682 Pedagogia
Julgue o item que se segue.

Maurice Tardif define o saber docente como um saber plural, formatado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C - certo

A questão aborda uma visão importante sobre a natureza do saber docente, conforme apresentado por Maurice Tardif, um importante teórico da educação. Segundo Tardif, o saber docente é plural e constituído por diferentes tipos de saberes. Essa pluralidade é formada pela combinação de:

  • Saberes oriundos da formação profissional: conhecimentos adquiridos durante a formação inicial e continuada dos professores, como teorias de ensino e metodologias pedagógicas.
  • Saberes disciplinares: conhecimentos específicos das disciplinas que o docente ensina.
  • Saberes curriculares: conhecimentos relacionados ao currículo escolar, como os conteúdos a serem ensinados e as diretrizes educacionais.
  • Saberes experienciais: conhecimentos que se formam na prática cotidiana da sala de aula e na experiência acumulada ao longo da carreira.

Essa mistura de saberes forma o que Tardif chama de amálgama, que pode ser mais ou menos coerente dependendo de como esses diferentes tipos de conhecimento se integram na prática do professor. É importante entender que essa integração é um processo dinâmico e contínuo, que se desenvolve ao longo da carreira docente.

Assim, a alternativa está correta porque reflete adequadamente a concepção de Tardif sobre o saber docente como uma construção complexa e multifacetada, que não se limita apenas ao conhecimento acadêmico ou técnico, mas engloba também as vivências práticas e pessoais do educador.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: CERTO

A afirmativa está correta, pois, segundo Maurice Tardif, o saber docente é plural, constituído pela combinação de diferentes conhecimentos adquiridos ao longo da formação e da prática profissional do professor.

Tipo de saber

Característica

1. Formação profissional

Conhecimentos pedagógicos e das ciências da educação, adquiridos na formação docente.

2. Disciplinares

Conhecimentos específicos das disciplinas, como Matemática, História e Português.

3. Curriculares

Conhecimentos relacionados aos programas escolares, objetivos, conteúdos e métodos de ensino.

4. Experienciais

Conhecimentos construídos na prática cotidiana e na experiência profissional.

A palavra “amálgama” significa mistura, combinação ou integração de elementos diferentes.

Para Tardif, o saber docente não se limita ao conhecimento científico ou acadêmico. Ele é construído a partir de diferentes fontes, incluindo a experiência cotidiana do professor.

Macete para memorizar:

F + D + C + E

  • F — Formação profissional
  • D — Disciplinares
  • C — Curriculares
  • E — Experienciais

Se a questão afirmar que, para Tardif, os saberes docentes são exclusivamente teóricos, científicos ou adquiridos na universidade, estará ERRADA.

Isso porque os saberes experienciais também são fundamentais na constituição da identidade e da prática docente.

SEDUC-AL

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo