Conforme o que afirma Libâneo (1998, p.58), “[...] a didáti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3770891 Pedagogia
Conforme o que afirma Libâneo (1998, p.58), “[...] a didática ocupa-se dos processos de ensino e aprendizagem na sua globalidade, na sua interseção ou interação, com finalidade de orientar o trabalho do professor. Portanto, ensino como atividade prática, melhor dizendo práxis, que é também, fonte de investigação, estimulando o próprio professor a descobrir suas possibilidades de ação.”
“O currículo define-se como projeção do projeto pedagógico, ou seja, o currículo é um desdobramento necessário do projeto pedagógico, materializando intenções e propósitos em objetivos e conteúdos”. (Libâneo, 2002, p.32)
A partir dos recortes, podemos afirmar que: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Fundamento decisivo: Os recortes de Libâneo indicam que a didática orienta o trabalho do professor nos processos de ensino e aprendizagem, enquanto o currículo projeta o projeto pedagógico em objetivos e conteúdos.

Tema central: Didática e currículo
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque troca a articulação entre currículo e didática pela submissão ao livro didático. A base afirma que o currículo é projeção do projeto pedagógico e que a didática orienta o trabalho do professor como práxis; isso é incompatível com abrir mão da autonomia docente e organizar o trabalho apenas pelo conteúdo do livro.
B
Errada
Está errada porque define a relação entre didática e currículo como controle da aprendizagem para tornar o aluno passivo. Isso contraria a noção de ensino-aprendizagem em interação, presente no recorte sobre didática, e deforma o papel pedagógico do professor.
C
Errada
Está errada porque apresenta o adiamento do caráter político-pedagógico da escola como forma de interconexão entre didática e currículo. A base diz o oposto: se o currículo é projeção do projeto pedagógico, ele não pode esvaziar nem postergar esse caráter.
D
Certa
A alternativa D é a correta porque compatibiliza currículo e didática na organização do trabalho pedagógico. Pelos recortes, o currículo desdobra o projeto pedagógico em objetivos e conteúdos, e a didática orienta a ação docente nos processos de ensino e aprendizagem.
E
Errada
Está errada porque nega a interlocução entre currículo e didática. Os próprios recortes fazem essa conexão ao aproximar projeto pedagógico, objetivos, conteúdos, ensino-aprendizagem e orientação do trabalho docente; portanto, não há separação absoluta entre os dois campos.
Pegadinha da questão
A confusão explorada foi tratar currículo como livro didático, didática como controle passivizador ou, ainda, supor que distinção entre os conceitos significa ausência de articulação entre eles.
Dica para questões semelhantes
  • Se o enunciado vincula currículo ao projeto pedagógico, elimine alternativas que o reduzam a material, roteiro pronto ou referência mecânica.
  • Se a didática aparece como orientação do processo de ensino-aprendizagem, descarte opções que a convertam em controle para passivizar o aluno.
  • Quando currículo e didática são cobrados juntos, procure a alternativa que os articule no trabalho pedagógico concreto, e não a que os separe completamente.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A interlocução entre Currículo e Didática ocorre quando existe a consciência sobre a diversidade que a escola abrange, contexto que exige conhecimentos e métodos diversificados, além de ações teoricamente flexíveis.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo