O Plano Nacional de Educação – PNE dispõe de algumas diretr...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: Lei nº 13.005/2014, art. 2º, incisos II, IV, VI e X: "Art. 2º São diretrizes do PNE: II - universalização do atendimento escolar; IV - melhoria da qualidade da educação; VI - promoção do princípio da gestão democrática da educação pública; X - promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental." Como a questão pede a alternativa que não corresponde a diretriz do PNE, o confronto literal com esse rol mostra que A, B, C e D são diretrizes legais, enquanto E não integra o art. 2º e descreve conteúdo ligado a meta/estratégia de alfabetização, razão pela qual é o gabarito.
- Quando a questão pedir diretrizes do PNE, confira se a redação está no art. 2º da Lei nº 13.005/2014.
- Se o enunciado trouxer providência específica de execução, especialmente ligada a etapa, ano ou resultado concreto, desconfie de meta ou estratégia, não de diretriz.
- Em alternativa sobre PNE, diferencie enunciado geral de orientação normativa do art. 2º de previsão operacional do Anexo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei nº 13.005/2014, em seu art. 2º, estabelece as diretrizes que orientam a política educacional brasileira.
Analisando as alternativas:
- A) ✅ Correta. A promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental é uma diretriz do PNE.
- B) ✅ Correta. A promoção do princípio da gestão democrática da educação pública é uma diretriz do PNE.
- C) ✅ Correta. A melhoria da qualidade da educação é uma diretriz do PNE.
- D) ✅ Correta. A universalização do atendimento escolar também é uma diretriz do PNE.
- E) ❌ Incorreta. "Implementar políticas, programas e ações para que as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do segundo ano do ensino fundamental" não é uma diretriz, mas sim uma estratégia relacionada à Meta 5 do PNE, que trata da alfabetização das crianças.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo