No trecho da música de Chico Buarque:Muita careta pra engoli...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2644813 Português

No trecho da música de Chico Buarque:


Muita careta pra engolir a transação

E a gente tá engolindo cada sapo no caminho

E a gente vai se amando que também sem um

carinho

Ninguém segura esse rojão


Podemos afirmar corretamente que os termos destacados estão em qual tempo verbal?

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: Formas nominais do verbo – Gerúndio. A avaliação pede o reconhecimento de tempos e modos verbais, algo frequente em concursos direcionados a cargos de apoio jurídico.

Análise e justificativa da alternativa correta:

Os termos destacados ("engolindo" e "amando") apresentam a terminação -ndo, própria do gerúndio. O gerúndio indica ação em progresso ou continuidade. Celso Cunha e Lindley Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo) ensinam que o gerúndio é uma das formas nominais do verbo, assim como o particípio e o infinitivo.

Exemplo didático:

"Eles estavam estudando para o concurso." (ação em andamento)

Alternativa correta: A) Gerúndio

As formas verbais expressam ação continuada: “engolindo” (continuamos a suportar) e “amando” (continuamos a cultivar o amor).

Análise das alternativas incorretas:

  • B) Particípio passado: O particípio, segundo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa), costuma terminar em -ado ou -ido ("falado", "comido") e indica ação concluída. Não é o caso no trecho analisado.
  • C) Particípio do pretérito perfeito: Essa opção é inadequada, pois o particípio não se divide dessa maneira na gramática normativa, além do fato de não aparecerem formas nominais de particípio no texto.
  • D) Presente do subjuntivo: Este tempo é usado para expressar desejo, possibilidade, condição e tem conjugações como “que eu cante”, “que ele ame”. Não possui terminação em -ndo, tampouco representa ações contínuas.

Resumo da estratégia:

Procure identificar a terminação verbal da forma destacada. Gerúndio: -ndo (ação em andamento). Particípio: -ado, -ido (ação concluída). Presente do subjuntivo: terminações variáveis, nunca -ndo.

Em contextos de prova, muita atenção à flexão verbal e às formas nominais: pequenas terminações fazem toda diferença!

Gabarito: A) Gerúndio

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gerúndio

Olá,

Verbos terminados em -NDO eles estão flexionados em GERÚNDIO.

ex: FalaNDO , brincaNDO, estudaNDO

A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo