Para os indivíduos do público, a dose efetiva anual média (...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão, precisamos compreender o conceito de dose efetiva anual média em radioproteção e seu relacionamento com os limites estabelecidos para indivíduos ocupacionalmente expostos (IOE) e o público em geral.
A CNEN-NN-3.01 é uma norma da Comissão Nacional de Energia Nuclear que estabelece os limites de dose para proteger tanto os trabalhadores quanto o público em geral de exposições excessivas à radiação. Para os indivíduos do público, a norma fixa que a dose efetiva anual média não deve exceder 1 mSv por ano, considerando uma média em cinco anos.
Para os IOE, o limite de dose efetiva anual é de 20 mSv. Portanto, a dose anual média permitida para o público é 1/20 do limite para os IOE.
Com isso, a resposta correta é a alternativa C - 1/20.
Análise das alternativas incorretas:
- A - 1/100: Este valor seria extremamente restritivo e não corresponde à relação estabelecida pela CNEN entre o público e os IOE.
- B - 1/50: Embora mais próximo da realidade, ainda assim é um valor mais restritivo do que o estipulado de fato.
- D - 1/5: Este valor sugere que o público poderia receber uma dose cinco vezes menor que os IOE, o que não é correto, pois o limite é 1/20.
- E - 1/3: Este valor é demasiado permissivo, sugerindo que o público poderia receber um terço da dose dos IOE, o que não seria seguro.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Segundo a Norma CNEN-NN-3.01, o limite de dose efetiva para Indivíduos Ocupacionalmente Expostos (IOE) é de 20 mSv por ano, considerando a média em cinco anos. Já para o público em geral, o limite é de 1 mSv por ano.
Portanto, a dose efetiva anual média para o público corresponde a 1/20 do limite primário estabelecido para IOE.
Resposta correta: Alternativa C (1/20).
Limites de dose estabelecidos pela CNEN-NN-3.01 para diferentes categorias de exposição:
Indivíduos Ocupacionalmente Expostos (IOE)
- Dose efetiva anual média (em 5 anos): 20 mSv.
- Limite máximo em um único ano: 50 mSv.
- Cristalino: 20 mSv por ano (média em 5 anos).
- Pele, mãos e pés (extremidades): 500 mSv por ano.
Público em geral
- Dose efetiva anual média: 1 mSv.
- Cristalino: 15 mSv por ano.
- Pele: 50 mSv por ano.
Comparação direta
- O limite para o público (1 mSv/ano) corresponde a 1/20 do limite primário para IOE (20 mSv/ano).
- Isso garante uma margem de segurança muito maior para pessoas não expostas ocupacionalmente.
Resumo prático para memorização:
- IOE → 20 mSv/ano (média em 5 anos).
- Público → 1 mSv/ano.
- Extremidades (IOE) → 500 mSv/ano.
- Cristalino → 20 mSv (IOE) e 15 mSv (público).
- Pele → 500 mSv (IOE) e 50 mSv (público).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo