Marque a alternativa cujas palavras são acentuadas pela mes...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: Ortografia – acentuação gráfica, mais especificamente o reconhecimento da regra de acentuação das palavras paroxítonas. Saber identificar a regra comum que motiva o acento em diferentes palavras é essencial para evitar erros e escolher a alternativa correta em provas.
Justificativa da alternativa correta – Letra B:
As palavras “tórax”, “passível” e “táxi” são acentuadas pela mesma regra: são paroxítonas (onde a sílaba tônica é a penúltima)
– “tórax”: terminada em -x.
– “passível”: terminada em -l.
– “táxi”: terminada em -i.
Segundo a norma-padrão e gramáticas como Bechara e Cunha & Cintra, todas as paroxítonas terminadas em -l, -x, -i recebem acento.
Exemplo próximo: fácil, tênis, fênix.
Análise das alternativas incorretas:
A) “câmara”, “tímpano” (proparoxítonas – toda proparoxítona é acentuada); “útil” (paroxítona terminada em -l). Não seguem a mesma regra.
C) “álbuns” (paroxítona em -ns), “fórum” (em -um), “álcool” (em -l). Apesar de serem paroxítonas, as terminações diferem, o que invalida a unicidade da regra.
D) “jóquei” (paroxítona em ditongo crescente), “álbuns” (paroxítona em -ns), “faísca” (proparoxítona). Regras distintas.
E) “automóvel” (paroxítona em -l), “tímpano” (proparoxítona), “armazém” (oxítona em -ém). Regras variadas.
Estratégia de prova: Marque palavras de acordo com o tipo de sílaba tônica e terminação. Evite ser induzido apenas pelo acento gráfico: verifique a classificação da palavra! Muitas pegadinhas simulam uniformidade de regra quando há diferenças sutis.
Autoavaliação e referência: Conforme Bechara (Moderna Gramática Portuguesa) e Cunha & Cintra, a observação da terminação e tonicidade da palavra é imprescindível para a correta aplicação das regras.
Conclusão: A escolha é a letra B, pois todas acentuam-se pela mesma regra de paroxítonas terminadas em -x, -l e -i.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
as palavras das alternativas B e C está correta.
Alternativa B:
- "Tórax" - paroxítona terminada em "x"
- "Passível" - paroxítona terminada em "l"
- "Táxi" - paroxítona terminada em "i"
Alternativa C:
- "Álbuns" - paroxítona terminada em "ns"
- "Fórum" - paroxítona terminada em "um"
- "Álcool" - paroxítona terminada em "l"
As palavras em ambas as alternativas são paroxítonas, ou seja, têm a penúltima sílaba tônica. As regras de acentuação para paroxítonas especificam que essas palavras são acentuadas quando terminam em:
- "l" (álcool, passível)
- "n" (álbuns)
- "r"
- "x" (tórax)
- "i(s)" (táxi)
- "us"
- "ps"
- "ã"
- "ão"
- ditongos crescentes (como "ia", "ie", "io", "ua", "ue", "uo)
Portanto, ambas as alternativas contêm palavras acentuadas pela mesma regra de serem paroxítonas terminadas em uma dessas letras específicas.
### Resumindo:
- Alternativa B: "Tórax", "passível" e "táxi" são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em "x", "l" e "i", respectivamente.
- Alternativa C: "Álbuns", "fórum" e "álcool" são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em "ns", "um" e "l", respectivamente.
Assim, tanto a alternativa B quanto a C estão corretas no sentido de que todas as palavras seguem a regra de acentuação das paroxítonas terminadas em consoantes específicas. No entanto, se considerarmos palavras acentuadas pela mesma terminação:
- A alternativa B apresenta palavras acentuadas por terminarem em "x", "l" e "i".
- A alternativa C apresenta palavras acentuadas por terminarem em "ns", "um" e "l".
Portanto, nenhuma das alternativas tem todas as palavras acentuadas pela mesma regra exatamente, mas ambas são acentuadas por serem paroxítonas.
Álcool não é proparoxítona?
Ál - co - ol
Antepenúltima sílaba tônica
A palavra ÁLCOOL é de fato uma palavra **proparoxítona**. A confusão pode ter surgido porque, apesar de ter três sílabas, a tonicidade está na antepenúltima sílaba, que caracteriza uma proparoxítona.
Aqui está o detalhamento:
**Divisão silábica**: ÁL-CO-OL
**Sílaba tônica**: A antepenúltima sílaba (**"ÁL"**)
Portanto, a classificação correta é **proparoxítona**, e a acentuação gráfica está em conformidade com essa classificação. Se a banca marcou a resposta como errada, pode ter sido um erro na correção ou uma interpretação incorreta da questão.
Para a maioria das palavras, o sistema de classificação é baseado na posição da sílaba tônica, e no caso de "álcool", a classificação é:
**Proparoxítona** (tônica na antepenúltima sílaba)
Só pra deixar CLARO, a palavra ÁLCOOL não se enquadra na regra das paroxitonas terminadas em OL, OL e AL.
Portanto o gabarito da questão é a alternativa B
hora de cancelar esse curso,são muitos erros pra encarar por aqui,já cjega
Não entendi. Existem duas respostas corretas (B & D)? Ou estou enganada?
a) Câ-ma-ra = proparoxítona; Tím-pa-no = proparoxítona; Ú-til = paroxítona.
b) Tó-rax = paroxítona; Pas-sí-vel = paroxítona; Tá-xi = paroxítona.
c) Ál-buns = paroxítona; Fó-rum = paroxítona; Ál-co-ol = proparoxítona.
d) Jó-quei = paroxítona; Ál-buns = paroxítona; Fa-ís-ca = paroxítona.
e) Au-to-mó-vel = paroxítona; Tím-pa-no = proparoxítona; Ar-ma-zém = oxítona.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo