Considere as seguintes frases produzidas a partir do texto: ...
Leia o texto para responder às questões de números 11 a 20.
União, gente
___Nunca se despreze o poder de uma ideia cuja hora chegou. Minha rebelião contra a salsinha ganha adeptos e, a julgar pela correspondência que recebo, esta era uma causa à espera do primeiro grito. Só não conseguimos ainda nos organizar e partir para a mobilização – manifestações de rua, abraços a prédios públicos – porque persiste uma certa indefinição de conceitos. Eu sustento que “salsinha” é nome genérico para tudo que está no prato só para enfeite ou para confundir o paladar, o que incluiria até aqueles galhos de coisa nenhuma espetados no sorvete, o cravo no doce de coco, etc. Outros, com mais rigor, dizem que salsinha é, especificamente, o verdinho picadinho que você não consegue raspar de cima da batata cozida, por exemplo, por mais que tente. Outros, mais abrangentes até do que eu, dizem que salsinha é o nome de tudo que é persistentemente supérfluo em nossas vidas, da retórica ao porta-aviões, passando pelo cheiro-verde. Meu conselho é que evitemos a metáfora e a disputa semântica e, unidos pela mesma implicância, passemos à ação.
___Mas, como se esperava, começou a reação dos pró-salsinhas. Alegam que a salsinha não é uma inconsequência culinária, mas tem importância gastronômica reconhecida, tanto que na cozinha francesa faz parte do nome de um prato – isto é, eles não só usam a salsinha como a anunciam! E não podia faltar: um salsófilo renitente, o jornalista Reali Jr., alega que a salsinha é, inclusive, afrodisíaca. Agora só falta dizerem que o verde intrometido tem vitamina V.
(Luis Fernando Verissimo. A mesa voadora. Rio de Janeiro,
Objetiva, 2010, Adaptado)
Considere as seguintes frases produzidas a partir do texto:
• Minha rebelião tem ganhado adeptos.
• Esses adeptos me enviam correspondências.
• Essas correspondências expressam diferentes compreensões de “salsinha”.
Essas frases estão agrupadas em uma única, com o sentido preservado e em conformidade com a norma-padrão da língua, em:
Minha rebelião tem ganhado adeptos,
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Coesão textual e uso de pronomes relativos em conformidade com a norma-padrão, além da correta relação de ideias por meio da subordinação e uso adequado do gerúndio.
O objetivo da questão é avaliar a capacidade do candidato de reescrever ideias do texto utilizando conectores apropriados, promovendo coesão e adequação gramatical. Exige-se atenção especial ao uso correto do pronome relativo "os quais" (referindo-se a "adeptos"), bem como à estruturação de uma oração adjetiva restritiva e ao emprego adequado do gerúndio como elemento de continuidade das ideias.
Justificativa da alternativa correta (E):
Alternativa E: “os quais me enviam correspondências expressando diferentes compreensões de ‘salsinha’.”
A frase agrupa de maneira coesa as três informações: 1) a rebelião ganha adeptos; 2) esses adeptos enviam correspondências ao autor; 3) essas correspondências manifestam compreensões distintas sobre “salsinha”. O pronome relativo "os quais" se refere a “adeptos”, concordando em gênero e número (Bechara, Moderna Gramática Portuguesa). A oração subordinada está bem estruturada, e o gerúndio “expressando” indica que essas compreensões são reveladas no ato de enviar, mantendo a clareza e economia textual.
Análise das alternativas incorretas:
A) “aos quais me enviam correspondências a expressar...” – Uso indevido da preposição “aos”, pois “enviar correspondências” exige objeto direto (“os quais me enviam correspondências”), e não objeto indireto.
B) “que me enviam correspondências, aonde expressam...” – “Aonde” se usa apenas para indicar movimento em direção a lugar físico, o que não cabe aqui (Cunha & Cintra).
C) “dos quais me enviam correspondências onde expressam...” – “Dos quais” (relação de posse ou origem) não é adequado; além disso, “onde” refere-se a lugar, o que é incoerente.
D) “o que me enviam correspondências, as quais expressam...” – “O que” não faz referência adequada a “adeptos”, além de criar ambiguidade.
Estratégias para futuras questões:
• Atenção à concordância dos pronomes relativos com seu antecedente.
• Observe a função do gerúndio na oração.
• Cuidado com conectores que indicam relação espacial (“onde”, “aonde”) quando não há referência a lugar.
• Remeta-se sempre à coerência semântica e à clareza textual para excluir alternativas mal formuladas.
Referências: Bechara, Evanildo; Cunha & Cintra.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
E) os quais me enviam correspondências expressando diferentes compreensões de “salsinha”.
Esta opção é correta porque "os quais" se refere diretamente aos "adeptos", criando uma conexão clara e gramaticalmente correta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo