Para que a textualidade se configure como possível, é import...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2267417 Português
TEXTO 5 


Preciso te dizer, Paula, que “A velha aí do lado” a quem você se referia também como “a carcaça ressabiada”, “o pacote de ossos”, “a semente senil” e outras expressões exuberantes que o teu talento verbal sempre é capaz de forjar mesmo para falar das coisas mirradas da vida, nunca te revelei, Paula, te revelo agora: “aquele ventre seco” é minha mãe, faz anos que vivemos em kitchenettes separadas, ainda que ao lado uma da outra. Não seja tola, Paula, não estou te recriminando nada, sempre assisti com indiferença aos arremedos que você fazia da “bruxa velha, preparando a poção pra envenenar nossas relações”. [...]. Quero antes lembrar o que minha mãe te dizia quando você, ao cruzar com ela, e “só pra tirar um sarro”, perguntava maliciosamente por mim, te sugerindo eu agora a mesma prudência, se acaso amanhã teus amigos quiserem saber a meu respeito. Você pode dispensar “a ridícula solenidade da velha”, mas não dispense o seu irrepreensível comedimento, responda como ela invariavelmente te respondia: “não conheço esse senhor”. 


Trecho adaptado de NASSAR, Raduan. O ventre seco. In: _____. Menina a caminho e outros textos. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 67-68.
Para que a textualidade se configure como possível, é importante que alguns elementos linguísticos atuem em conformidade para a boa comunicação. O texto acima, caracterizado como um desabafo, faz uso de estratégias de progressão referencial que permitem perceber a evolução da cadeia referencial, conforme progridem as informações construídas na tessitura textual. Desse modo, pode-se afirmar que: 
Alternativas