Sobre o sistema adenilato-ciclase, assinale a afirmati...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: FGV Órgão: PC-MA Prova: FGV - 2012 - PC-MA - Farmacêutico Legista |
Q316727 Medicina
Sobre o sistema adenilato-ciclase, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRO DA "A":

O AMPc é continuamente produzido e INATIVADO através da ação de uma família de enzima, conhecida como fosfodiesterase.

cafeína inibe a fosfodiesterase, com aumento do efeito e da duração de ação do AMPc intracelular

A e C) O AMPc (3´,5`-adenosina-monofosfato cíclico) é sintetizado no interior das células por uma família de enzimas conhecidas como ADENILATOCICLASE.

Adenilato ciclase sintetiza AMPc a partir de ATP.

Fosfodiesterase degrada o AMPc, quebrando o anel cíclico.

B) Existem 3 tipos de receptores β: β1, β2 e β3. Eles estão ligados às proteínas Gs, que, por sua vez, estão unidas à adenilato ciclase. A ligação do neurotransmissor aos receptores provoca AUMENTO na concentração do segundo mensageiro celular, o monofosfato de adenosina cíclico (AMPc).

AINDA: O músculo liso vascular possui receptores B2 - adrenérgicos que são normalmente ativados pela norepinefrina liberada pelos nervos adrenérgicos simpáticos ou pela epinefrina circulante. Esses receptores, como os do coração, são acoplados a uma proteína Gs que estimula a formação de AMPC.

Embora o aumento do AMPc aumente a contração dos miócitos cardíacos, no músculo liso vascular um aumento do AMPc leva ao relaxamento do músculo liso. Isso ocorre porque o AMPc inibe a cinase da cadeia leve da miosina que fosforila a miosina do músculo liso. Portanto, aumentos no AMPC intracelular causados por agonistas B2 - inibem a cinase da cadeia leve da miosina, produzindo menos força contrátil (ou seja, promovendo o relaxamento). Esse efeito por ser observado nos efeitos de fármacos.

D) As metilxantinass em geral (como a cafeína) INIBEM as fosfodiesterases, enzimas que hidrolisam o AMPc. Com isso, a inibição das fosfodiesterases impede a degradação do AMPc nas células do musculo liso, o que justifica o emprego da teofilina, por exemplo, como agente broncodilatador no tratamento da asma (GOLAN et al, 2014).

E) O AMPc ATIVA diferentes proteínas-quinase. O AMPc exerce a maioria dos seus efeitos por estimulação de proteínas-cinase dependentes de AMPc.

Fonte: Katzung, pg 30 - 33.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo