A respeito da delegação, assinale a afirmativa incorreta.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2674926 Direito Administrativo

A respeito da delegação, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, precisamos entender o tema central, que é a delegação de competências no direito administrativo. A delegação é o ato pelo qual uma autoridade administrativa transfere temporariamente parte de suas competências a outra autoridade ou órgão, mantendo a responsabilidade final sobre a execução dessas competências.

Vamos analisar cada alternativa:

A) Não é possível a delegação de atribuições de um Poder a outro, salvo quando expressamente autorizado pelo texto constitucional. Esta alternativa está correta. De acordo com a Constituição Federal, a separação dos poderes é um princípio fundamental, e delegações entre poderes só são possíveis quando a própria Constituição permite, como nos casos de leis delegadas.

B) Não podem ser delegadas atribuições que a lei fixar como exclusivas de determinada autoridade. Esta alternativa também está correta. A lei muitas vezes estabelece competências exclusivas que não podem ser delegadas, preservando a atuação de autoridades específicas.

C) A delegação não pode ser recusada pelo subordinado, exceto relativamente a ordens manifestamente ilegais. Esta alternativa está correta. O subordinado não pode recusar a delegação, a menos que envolva ordens ilegais, conforme princípios do direito administrativo que proíbem a obediência a ordens manifestamente ilegais.

D) As atribuições não podem ser subdelegadas sem a expressa autorização do delegante. Correto. A subdelegação requer autorização prévia do delegante, conforme a regra geral para evitar a diluição do controle sobre as competências delegadas.

E) Trata-se de uma prerrogativa oriunda do poder disciplinar. Esta é a alternativa incorreta, e portanto a resposta certa para a questão. A delegação não decorre do poder disciplinar, mas sim do poder administrativo de organização e gestão, que permite a distribuição de competências para melhor funcionamento da administração pública.

Em resumo, a delegação de competências visa à eficiência administrativa, mas deve respeitar limites legais e normativos. A opção E é a única incorreta, pois associa erroneamente a delegação ao poder disciplinar, que é utilizado para manter a ordem e a disciplina dentro dos órgãos públicos, não para delegar funções.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Poder Hierárquico !

GABARITO: LETRA E

A delegação advém do poder hierárquico.

O Poder hierárquico é F O D A

Fiscaliza

Ordena

Delega

Avoca

Trata-se, na verdade, de uma prerrogativa do Poder Hierárquico.

Gabarito: E.

Gabarito letra E

O item E é o incorreto, pois na verdade a delegação é atribuição do poder hierárquico, que além da delegação tem outras atribuições > Mnemônico: FARDO

F iscalização > Fiscaliza as ações de servidores.

A vocação > Atrai para si parte das atribuições de subalternos, desde que não exista vedação legal.

R evisão > Revisar atos, verificando a legalidade, se podem ser anulados ou revogados ( Princípio da Autotutela / súmula 473, STF).

D elegação > Delega atribuições ou funções. Nunca pode ser total, apenas parcial. A delegação total consiste na renuncia de competência e esta é irrenunciável. É vedada a delegação nos casos de Competência Exclusiva, atos NOrmativos e decisões de Recursos Administrativos. Mnemônico: CE NO RA

O rdens > Dar ordens, que devem ser aceitas pelos subalternos, em razão do dever de obediência, desde que não manifestamente ilegais, estas não devem ser cumpridas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo