Considerando a função dos conectivos para a garantia da coe...
Dia Mundial da Água é comemorado pela Saneago
O Dia Mundial da Água é comemorado nesta sexta-feira, dia 22. Em razão da data, a Saneago realiza, neste momento, a campanha Nós da Saneago somos apaixonados por água, que reflete a preocupação com a preservação e a economia deste recurso natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas; reutilizar a água; respeitar os mananciais e divulgar ideias ecológicas. Dentre as atividades, estão plantio de espécies nativas e distribuição de peixes para crianças. A campanha é realizada na Escolinha da Saneago, que fica na Estação de Tratamento de Esgoto, na Avenida Perimetral Norte s/n, Setor Goiânia 2.
(Em< http://www.noticiasdegoias.go.gov.br/index.php?idMateria=158618, com adaptações.> Acesso em 13/05/13.)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Interpretação da Questão: A questão explora a função dos conectivos na coesão e coerência textuais, focando na utilização correta de pronomes relativos e conectivos no texto apresentado.
Alternativa Correta: A alternativa B é a correta. O pronome relativo "que" na oração “que reflete a preocupação com a preservação e a economia deste recurso natural” retoma o termo “campanha”, cujo núcleo é “campanha”. Portanto, a substituição por “a qual” é gramaticalmente válida, uma vez que “a qual” também se refere à “campanha” e mantém a relação de coesão textual.
Justificativa da Alternativa Correta: O pronome relativo “que” é utilizado para estabelecer uma relação entre a oração subordinada e o termo que ele retoma. Neste caso, “que” refere-se a “campanha”. O uso de “a qual” não comprometeria o sentido original, pois ambos os pronomes mantém a referência ao mesmo termo. Isso demonstra que a coesão do texto seria preservada, mantendo a clareza e a fluidez da leitura.
Alternativas Incorretas:
A - A afirmação de que a substituição de “Em razão da” por “Em virtude da” comprometeria o sentido original do texto é falsa. Ambas as expressões têm significados semelhantes e podem ser usadas de forma intercambiável sem alterar a ideia global.
C - Na alternativa C, a reescrita proposta “que não só reflete a preocupação com a preservação, mas com a economia deste recurso natural” altera a estrutura da oração, o que poderia gerar uma ambiguidade ou confusão. O uso de “não só... mas também” é uma construção que implica em uma relação comparativa e não é apropriada para o que se quer expressar no texto original.
D - A substituição de “Sugestões não faltam” por “Sugestões, todavia, não faltam” comprometeria a coerência do texto, uma vez que “todavia” sugere uma oposição que não existe na ideia original. A expressão “não faltam” já traz um sentido positivo e a inclusão de “todavia” poderia criar uma expectativa de contraste que não se verifica.
E - A última alternativa sugere que a oração final poderia ser reescrita como “que o seu endereço é Estação de Tratamento de Esgoto, na Avenida Perimetral Norte s/n, Setor Goiânia 2”. Essa mudança altera o sentido da informação, pois o texto original não se propõe a informar um endereço, mas sim a localização de um evento, o que mudaria a intenção comunicativa.
Conclusão: A alternativa B é a única que mantém a coerência e a coesão do texto, respeitando as regras gramaticais e o sentido original da mensagem.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra b - RESPOSTA CERTA
Na oração “que reflete a preocupação com a preservação e a economia deste recurso natural." (2º período), o pronome relativo retoma um termo cujo núcleo é “campanha", por isso poderia ser substituído por a qual.
SIMPLIFICANDO:
"que reflete a preocupação....." QUE é pronome relativo invariável (não se flexionada = não existe plural, feminino ou masculino) MÁS poderá ser substituído pelo O QUAL ou A QUAL a depender do sentido do texto.
então, a frase ficaria perfeitamente correta:
"A QUAL reflete a preocupação...."
e porquê não poderia ser "O QUAL" ?
É simples, no caso em tela, o "que" ta se referindo A CAMPANHA, como o "que" é neutro não altera sentido. Más imagine usar
O QUAL CAMPANHA ....
Espero ajudar. FORÇA GUERREIROS!
Queria entender pq a C está errada
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo