Na monitorização neurofisiológica intraoperatória empregada ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3332603 Medicina
Na monitorização neurofisiológica intraoperatória empregada em cirurgias para exérese de lipomas medulares, a raiz S2 é reconhecida quando, além do esfíncter anal, obtém-se resposta no músculo:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda a monitorização neurofisiológica intraoperatória em cirurgias de exérese de lipomas medulares, enfocando a identificação da raiz S2 por sua influência em determinados músculos.

Explicação didática: Durante cirurgias neurais, utiliza-se a monitorização para avaliar as respostas dos músculos à estimulação das raízes nervosas. É fundamental compreender a anatomia das raízes sacrais e sua relação com músculos do pé para evitar lesões iatrogênicas e preservar função motora e esfincteriana.

Análise da alternativa correta (D): O abdutor do hálux é inervado pelo nervo plantar medial, originado do nervo tibial, que recebe axônios relevantes das raízes S2 e S3. Por isso, ao estimular S2, observam-se respostas tanto no esfíncter anal quanto no abdutor do hálux. De acordo com obras como Moore, Dalley & Agur – Anatomia Orientada para a Clínica (8ª ed., p. 482), “o abdutor do hálux é suprido primariamente pelas raízes S2 e S3”.

Análise das alternativas incorretas:

  • A) Tibial anterior: Inervado pelo nervo fibular profundo (L4-L5), sem participação de S2.
  • B) Flexor curto dos dedos: Inervação pelo nervo plantar medial (S1-S2), mas a principal contribuição é S1.
  • C) Extensor curto dos dedos: Inervação pelo nervo fibular profundo (L5-S1), com predominância de L5/S1.
  • E) Flexor curto do hálux: Inervação principalmente por S1-S2, e a relação direta com S2 não é tão marcante quanto no abdutor do hálux.

Destaque da prova: Uma pegadinha recorrente nessas questões é o uso de músculos adjacentes ao hálux. Busque “abdutor” do hálux quando o contexto for raiz sacral, especialmente S2/S3.

Em consonância com a prática clínica, a identificação correta da raiz S2, além do esfíncter anal, ocorre pelo registro no abdutor do hálux.

Resumo transdisciplinar: A resposta exige domínio de neuroanatomia e atenção aos detalhes dos ramos nervosos.

Gabarito: D) abdutor do hálux

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo