Acerca de gestão de documentos e sistemas informatizados de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3503025 Arquivologia

Acerca de gestão de documentos e sistemas informatizados de gestão de documentos, julgue o item a seguir. 

A captura faz parte dos procedimentos e operações técnicas do sistema de gestão arquivística de documentos digitais e não digitais.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C (Certo)

1. Tema central:
A questão aborda a gestão de documentos, destacando o procedimento de captura dentro dos sistemas de gestão arquivística de documentos, sejam eles digitais ou não digitais (físicos).

2. Resumo teórico:
A gestão de documentos envolve um conjunto de procedimentos para controlar a produção, tramitação, uso, avaliação e destinação dos documentos em uma organização. Uma das primeiras etapas desse processo é a captura, que consiste em registrar, identificar e inserir formalmente o documento no sistema de gestão, seja ele físico (papel) ou digital (eletrônico).

Para documentos digitais, por exemplo, a captura pode ocorrer por meio de digitalização, transferência de arquivos, ou geração direta dentro do sistema. Já para documentos não digitais, a captura se refere à entrada do documento físico no controle do arquivo, com registro em protocolos, tabelas ou sistemas informatizados.

Referências:
- RESOLUÇÃO CONARQ n. 43/2020 e e-ARQ Brasil destacam a captura como uma função essencial da gestão arquivística, aplicável a documentos de qualquer suporte.

3. Justificativa da alternativa correta:
A alternativa está correta porque afirma que a captura faz parte dos procedimentos e operações técnicas tanto para documentos digitais como para não digitais. Essa etapa é indispensável para garantir o controle, o acesso e a rastreabilidade desde o início do ciclo de vida do documento.

4. Estratégia para interpretação:
Fique atento a expressões como “faz parte dos procedimentos” e “documentos digitais e não digitais”. Questões de certo ou errado costumam tentar induzir erro quando restringem o conceito apenas ao digital ou ao físico. O correto é reconhecer que a captura se aplica a ambos, conforme definido nas normas arquivísticas brasileiras.

Resumo motivacional:
Dominar conceitos fundamentais e identificar palavras-chave no enunciado ajudam a evitar pegadinhas e acertar questões como essa!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO

O SIGAD é aplicável em ambientes que gerenciam documentos digitais, não digitais e híbridos.

Um SIGAD inclui operações como: captura de documentos, aplicação do plano de classificação, controle sobre os prazos de guarda e destinação, armazenamento seguro e procedimentos que garantam o acesso e a preservação em médio e longo prazos de documentos arquivísticos digitais e não digitais.

O arquivamento envolve procedimentos diferentes no que diz respeito aos documentos digitais e não digitais. Enquanto os primeiros são arquivados dentro do SIGAD, os não digitais seguem a forma tradicional, isto é, em pastas ou equivalentes, sendo referenciados no SIGAD

FONTE: e-ARQ Brasil

a captura é o processo de pegar os documentos (sejam eles digitais, como arquivos, e-mails, fotos, ou não digitais, como papéis) e colocá-los dentro do sistema de gestão arquivística para que possam ser organizados, guardados e usados depois.

Ela é uma das primeiras etapas importantes dentro do sistema informatizado, pois é onde o documento passa a ser reconhecido oficialmente pelo sistema, ganhando um registro, uma classificação e algumas informações que ajudam a encontrar e proteger o documento (como metadados).

Exemplo:

  • Quando uma empresa digitaliza um contrato em papel, esse contrato digitalizado é "capturado" pelo sistema para começar a ser gerenciado.
  • Ou quando um e-mail importante chega, o sistema captura ele para guardar e controlar como documento oficial da organização.

Assim, a captura serve para garantir que todos os documentos, digitais ou físicos, sejam inseridos corretamente no sistema e possam ser organizados e protegidos adequadamente.

Certo

A captura integra as operações técnicas do SIGAD segundo o e-ARQ Brasil, consistindo na incorporação do documento ao sistema com a devida atribuição de metadados. Esse procedimento aplica-se tanto a documentos digitais quanto a não digitais.

A captura é uma das operações do Sistema de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) e consiste em:

  • inserir/incorporar o documento ao sistema;
  • registrá-lo;
  • classificá-lo;
  • estabelecer vínculo com os demais documentos do conjunto.

Ela se aplica tanto a documentos digitais quanto a documentos não digitais (convencionais), pois ambos precisam ser formalmente incorporados ao sistema de gestão.

Resposta: Certo



Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo