A respeito de epidemiologia, analise as assertivas a seguir:...
I. Na comparação dos resultados de um teste dicotômico com o estado da doença, a Especificidade (E) é dada pela capacidade de identificar resultados Verdadeiros Positivos (VP) dividida pela soma dos resultados Verdadeiros (VP) e Falsos Negativos (FN).
II. O coeficiente de letalidade é uma medida útil para expressar o prognóstico de doenças de curta duração e condições agudas.
III. Em ensaios clínicos randomizados, o investigador aplica uma intervenção e observa os seus efeitos sobre um ou mais desfechos; a alocação aleatória da intervenção minimiza a influência de variáveis confundidoras.
IV. O protocolo de uma revisão sistemática deve incluir, entre outros elementos, a questão de pesquisa clara, os métodos para identificação de todos os estudos elegíveis, os métodos para extração de dados dos estudos e a avaliação da heterogeneidade dos achados dos estudos individuais.
Quais estão corretas?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: A questão se resolve pelos conceitos técnicos consolidados de epidemiologia: especificidade é VN/(VN+FP), enquanto VP/(VP+FN) é sensibilidade; como a assertiva I atribui à especificidade a fórmula da sensibilidade, ela está errada. Já as assertivas II, III e IV correspondem corretamente aos conceitos de letalidade, ensaio clínico randomizado e protocolo de revisão sistemática, o que conduz ao gabarito D.
- Em testes diagnósticos, confira se a fórmula fala em doentes ou não doentes: sensibilidade usa VP e FN; especificidade usa VN e FP.
- Em ensaio clínico randomizado, o ponto decisivo é que a intervenção é aplicada pelo pesquisador e a randomização minimiza confundimento, sem significar eliminação absoluta.
- Em revisão sistemática, procure sempre a exigência de protocolo prévio com pergunta clara e métodos definidos de busca, seleção, extração e análise.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo