Assinale a alternativa correta em relação aos poderes da Ad...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Interpretação do Enunciado:
A questão aborda o tema dos poderes da Administração Pública, que são as prerrogativas conferidas à Administração para o desempenho de suas funções. Os principais poderes são: poder hierárquico, disciplinar, regulamentar, de polícia e vinculado/discricionário. Este conhecimento é crucial para entender o funcionamento do direito administrativo.
Legislação e Conceitos Relevantes:
Não há um artigo específico que defina os poderes da Administração, mas eles são extraídos do conjunto de normas que regulam a atividade administrativa, como a Constituição Federal e a Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito federal.
Alternativa Correta: E
A alternativa E está correta porque o poder regulamentar é a competência atribuída aos Chefes do Poder Executivo para editar normas gerais e abstratas, como decretos, que complementam a lei e possibilitam sua fiel execução. Esse poder não pode inovar o ordenamento jurídico, ou seja, não pode criar direitos ou obrigações novos, apenas detalhar os já existentes na legislação.
Exemplo Prático: Quando o Presidente da República edita um decreto para regulamentar uma lei federal, ele está exercendo o poder regulamentar.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Incorreta: A delegação de competência decorre do poder hierárquico e não do disciplinar. O poder hierárquico organiza a distribuição de funções e competências dentro da Administração.
B - Incorreta: A aplicação de multa de trânsito é uma manifestação do poder de polícia, e não do poder disciplinar. O poder disciplinar se refere à relação entre a Administração e seus servidores, enquanto o poder de polícia regula a relação entre a Administração e os particulares em geral.
C - Incorreta: O poder regulamentar não pode inovar o ordenamento jurídico, mesmo em matéria de interesse público. Ele deve apenas complementar a lei existente.
D - Incorreta: O cidadão não está subordinado ao poder hierárquico. Este poder é interno à Administração e regula a relação entre os servidores e seus superiores. Os cidadãos estão sujeitos ao poder de polícia.
Estratégia para Evitar Pegadinhas:
Preste atenção nas palavras que indicam relações de subordinação e inovação do ordenamento jurídico. Elas costumam ser utilizadas para confundir a aplicação correta dos poderes administrativos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra E
A) Errada, pois a delegação de competências decorre do poder hierárquico, sendo a delegação o ato de passar as atribuições de um órgão a outro de mesma hierarquia ou hierarquia inferior.
B) Errada, pois, com a aplicação de multa de trânsito, ocorre a manifestação do poder de polícia, que é o poder do qual dispõe o administrador de criar condições e restrições aos particulares no uso e gozo de seus bens, direitos e atividades, de modo a proteger o interesse coletivo. Pode ser administrativa ou judiciária e pode ser exercido de maneira preventiva ou repressiva. No caso das multas de trânsito, temos uma manifestação repressiva do poder de polícia.
C) Errada, pois o poder regulamentar não inova no ordenamento jurídico, visto que esse poder habilita a Administração Pública apenas a editar atos gerais, com o intuito de regulamentar ou complementar as leis, de modo a dar fiel execução a elas, permitindo sua efetiva aplicação.
D) Errada, pois o âmbito do poder hierárquico é eminentemente interno, disciplinando suas atividades. Logo, por meio desse poder, o administrador público pode editar atos normativos, de modo a organizar e estruturar seu funcionamento. Entretanto, essas regras aplicam-se apenas no seu âmbito interno, não obrigando particulares ou pessoas que não pertençam a essa relação hierárquica.
E) Correta, conforme observado na explicação da letra C.
Gabarito E
A: a delegação decorre do poder HIERÁRQUICO;
B: no caso é PODER DE POLÍCIA;
C: Em regra, o poder regulamentar não pode inovar na ordem jurídica. Mas, existem situações específica em que será possível inovar no ordenamento jurídico, como é o caso do decreto autônomo;
D: PODER DE POLÍCIA.
Características gerais do poder regulamentar/Normativo:
- Editar atos gerais
- Complementar as leis;
- Permitir a fiel execução da lei;
- Normas derivadas ou secundarias;
- Não podem inovar no ordenamento jurídico.
Somente os chefes do poder executivo podem se valer do Poder Regulamentar? questão mal formulada
Poder Regulamentar X Poder Normativo.
Normativo inova.
Regulamentar não, com exceção dos Decretos Autônomos (como os Decretos do Executivo).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo