A respeito de gestão de estoques e armazenamento, julgue o i...
A respeito de gestão de estoques e armazenamento, julgue o item que se segue.
Falta de material, baixa rotatividade e elevado obsoletismo são sinais de má gestão dos estoques.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - certo
A questão aborda a gestão de estoques, um tema essencial dentro da Administração de Estoques. Entender esse conceito é crucial para um técnico que lida com o armazenamento e a movimentação de materiais.
Gestão de estoques envolve manter o equilíbrio entre o suprimento e a demanda de materiais em uma organização. Isso é feito para minimizar custos e garantir que os materiais estejam disponíveis quando necessários, evitando tanto excessos quanto faltas.
Falta de material, baixa rotatividade, e elevado obsoletismo são de fato indicativos de má gestão de estoques. Vamos entender por quê:
- Falta de Material: Quando há escassez de materiais, a operação da empresa pode ser prejudicada, impactando a produção e o atendimento ao cliente. Isso geralmente indica falhas no planejamento e controle do estoque.
- Baixa Rotatividade: Refere-se a produtos que permanecem por muito tempo no estoque sem que haja uma saída significativa. Isso pode ser um sinal de que os itens não estão alinhados com a demanda, gerando custos desnecessários.
- Elevado Obsoletismo: Estoques obsoletos são aqueles que perderam valor ou utilidade. Manter materiais desatualizados ou que não serão mais utilizados é um desperdício de recursos.
A escolha da alternativa C está correta porque estes três aspectos, quando presentes, apontam claramente para uma deficiência na gestão de estoques. Boa gestão exige um balanceamento eficaz entre os níveis de estoque e a demanda, evitando tanto a falta quanto o excesso, conforme discutido na literatura de gestão de operações (por exemplo, em "Administração de Materiais: Um Enfoque Prático", de Paulo Motta).
Concluindo, a assertiva se confirma como correta ao identificar características típicas de uma má administração de estoques.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO
A boa gestão de estoques busca equilibrar o fornecimento e a demanda, otimizando os recursos e evitando prejuízos. Quando ocorrem problemas como os citados na afirmação, é sinal claro de falhas na administração do almoxarifado ou do controle de materiais, portanto na gestão de estoques.
Preciso nem comentar né...
Sim, o item está correto.
A falta de material (também conhecida como ruptura de estoque), a baixa rotatividade e o elevado obsoletismo (ou seja, materiais que se tornam desatualizados ou sem uso) são, de fato, sinais clássicos de má gestão dos estoques.
- Falta de material: Indica que a demanda não está sendo adequadamente prevista ou que os processos de ressuprimento são ineficientes, levando à perda de vendas e insatisfação do cliente.
- Baixa rotatividade: Sugere que há excesso de estoque de determinados itens, o que amarra capital de giro, gera custos de armazenagem desnecessários e aumenta o risco de obsolescência.
- Elevado obsoletismo: Demonstra falhas na previsão de demanda, na gestão do ciclo de vida dos produtos ou na capacidade de liquidar estoques parados, resultando em perdas financeiras significativas.
Falta de material poderia estar mais vinculado ao setor de compras, não?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo