Quanto às vacinas (X) e (Y) analise os itens (I a VI) e ass...
Quanto às vacinas (X) e (Y) analise os itens (I a VI) e assinale a alternativa correta:
(X)- Tríplice Viral.
(Y)- Tetra Viral.
I - O Sarampo é uma infecção viral, aguda, altamente contagiosa, transmitida por via aérea, “aerossóis”, através da fala, espirro, tosse e respiração. Pode acometer todas as faixas etárias suscetíveis, tendo maior gravidade nos extremos de idade. O vírus pode causar complicações como encefalite, meningite e pneumonia. A vacinação está indicada dentre as medidas de prevenção e bloqueio. No Brasil, estão disponíveis: (X) prevenção contra Sarampo, Rubéola e Caxumba; e (Y) prevenção contra Sarampo, Rubéola, Coqueluche e Caxumba.
II - (X) é administrada por via subcutânea. O procedimento deverá ser realizado, conformes protocolo do Ministério da Saúde e ANVISA, preferencialmente em região deltoide (na face interna superior do braço) e vasto lateral da coxa (se paciente menor de 15 meses de idade). Embora a região dorso glútea seja recomendada para administração de injetáveis por via subcutânea, padronizar vias específicas para vacinação permite um melhor acompanhamento em casos de reações vacinais e/ou demais complicações relacionadas à imunização.
III - O volume de administração da vacina (X) é de 0,5 mL no paciente entre 12 meses e 19 anos, e 1,0 mL no indivíduo entre 20 e 49 anos. O volume da vacina (Y) a ser administrado é de 0,5 mL.
IV - Quanto ao esquema vacinal relacionado a (X) e (Y), a primeira dose (aos 12 meses de idade) deve ser com a vacina (X) e a segunda dose (aos 15 meses de idade) deve ser com a (Y), para as crianças que já tenham recebido a 1ª dose da vacina (X). Adultos entre 20 e 49 anos, recebem a vacina (Y) e em casos de surtos epidemiológicos, epidemias ou endemias; e indivíduos com mais de 49 anos recebem a vacina (X), desde que não apresentem imunodeficiência clínica ou laboratorial grave.
V - A ausência de notificação de um “evento adverso” por determinada vacina pode subestimar a incidência das reações/complicações causadas pela mesma. É necessário notificar e tratar todas as possíveis intercorrências relacionadas aos imunobiológicos. Em casos de “evento adverso pós-vacinação temporalmente associado à (X) e/ou (Y)” indica-se a administração via oral de salicilatos ácido acetilsalicílico (AAS).
VI - Vacinas são conservadas entre +2ºC e +8ºC (sendo ideal +5ºC) e não devem ser submetidas a congelamento, que provoca a perda de potência e/ou forma agregados, aumentando o risco de reações. Os diluentes de (X) e (Y), seja para dose única ou multidose, devem ser armazenados em temperatura ambiente, fora da geladeira, sendo ideal +18ºC.