Analise as afirmações a seguir sobre o planejamento particip...
Analise as afirmações a seguir sobre o planejamento participativo escolar.
I - É um processo imprescindível na escola por ser predominantemente técnico e administrativo, voltado ao cumprimento de rotinas escolares, sem relação direta com a organização da ação docente e com as demandas do contexto social.
II - É uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.
III - Se fundamenta na ideia de homogeneidade dos estudantes, sendo essencial que a escola adote práticas uniformizadoras que minimizem diferenças para garantir a equidade no ensino.
IV - É uma ação reflexiva que tange às ações e opções da realidade escolar, cujo movimento implica em reconhecer as mais distintas possibilidades pedagógicas e os aspectos sociais que perpassam o ambiente escolar, na perspectiva de uma comunidade educativa.
V - É um meio para se restringir as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão limitado à avaliação.
É CORRETO o que se afirma em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
O que precisava saber: Era necessário distinguir a concepção de planejamento participativo das visões que o reduzem a rotina técnico-administrativa ou a práticas uniformizadoras. O planejamento, nessa perspectiva, integra a ação pedagógica do professor, envolve previsão, organização, coordenação e revisão das atividades didáticas, e também supõe análise reflexiva da realidade escolar em suas dimensões pedagógicas e sociais, numa perspectiva coletiva.
Critério decisivo: São corretas apenas as afirmações que vinculam o planejamento à organização do ensino e à reflexão sobre a realidade escolar. Assim, no recorte de planejamento participativo escolar adotado na questão, apenas II e IV podem ser aceitas, enquanto I, III e V trazem reduções ou distorções conceituais incompatíveis com essa perspectiva.
- Associe planejamento de ensino à tarefa docente de prever, organizar, coordenar e revisar atividades conforme os objetivos do processo.
- No planejamento participativo, procure elementos como reflexão sobre a realidade escolar, dimensão social e perspectiva de comunidade educativa.
- Exclua enunciados que reduzam o planejamento a rotina administrativa sem vínculo com a ação pedagógica.
- Exclua também formulações que defendam homogeneização dos estudantes e práticas uniformizadoras como base do planejamento.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo