No excerto, complete as lacunas com porque, porquê, por que...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3128535 Português

O texto seguinte servirá de base para responder às questão.


"Abriu os olhos, a aranha tecia. Um fio branco saído de suas entranhas unia-se a outros fios . Cecília igualou-se àquela criatura. Um estranho destino as unia naquele espaço. Pensou em Flora. Chamava-a assim por nunca ter entendido o ____________ do nome Floresta Brasileira que lhe deram. Quando se apresentaram, guardou um sorriso de deboche e de curiosidade, segurando a pergunta: ____________? Floresta a intrigava por causa da forma com que via o mundo. Via? Floresta não via, era cega. Movimentava-se nos espaços como se os soubesse por definição. Flora e Cecília, um dia o acaso as colocara frente a frente."


Miriam Alves, A cega e a negra, uma fábula. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/24-textos-das-autoras/345-mi riam-alves-textos-selecionados. Acesso em: 02 nov. 2024. Adaptado.

No excerto, complete as lacunas com porque, porquê, por que ou por quê. Em seguida, marque a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Interpretação e Identificação do Tema

A questão aborda o uso correto das palavras homônimas porque, porquê, por que e por quê. Essas palavras, apesar de parecerem semelhantes, têm funções e regras gramaticais distintas que precisam ser compreendidas para a correta aplicação em frases.

Normas Gramaticais Aplicáveis

De acordo com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, as regras são as seguintes:

  • Porque: conjunção que indica causa. Exemplo: "Ele não foi à festa porque estava doente."
  • Porquê: substantivo que significa "a razão" e é sempre utilizado com artigo. Exemplo: "Não entendi o porquê da sua decisão."
  • Por que: locução interrogativa utilizada em perguntas. Exemplo: "Por que você não veio?"
  • Por quê: usado no final de frases, sempre acentuado. Exemplo: "Não sei o motivo, mas quero saber o por quê."

Alternativa Correta

A alternativa C - porquê − por quê é a correta. Na frase, a primeira lacuna pede o substantivo "porquê", que se refere à razão da chamada de Flora como "Floresta". A segunda lacuna requer "por quê", que é utilizado no final da frase, o que se encaixa perfeitamente no contexto.

Justificativa das Alternativas Incorretas

  • A - porque − porquê: A primeira palavra está correta (porque), mas a segunda deveria ser "por quê" e não "porquê".
  • B - porque − por que: A primeira palavra está correta, mas a segunda, "por que", é incorreta para o contexto da frase.
  • D - por que − por quê: A primeira palavra "por que" está errada, pois deveria ser "porquê" na primeira lacuna.
  • E - porquê − porque: A primeira palavra está errada, pois "porquê" requer artigo e não se encaixa no contexto. A segunda palavra "porque" também não é a forma correta para a primeira lacuna.

Portanto, a única alternativa que preenche as lacunas de forma correta e respeitando as normas da língua é a C.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Fácil de gravar os "porquês":

Os "porquês" separados são para perguntas (por que, por quê). O sem acento para início de pergunta e o com acento para o final de perguntas diretas e pode também o mesmo sentido de por qual razão.

Os "porquês' juntos não são para perguntas. O com acento é substantivo antecedido de artigo (Quero saber o porquê do seu atraso). E o sem acento é usado em explicações ou para respostas (Qual o motivo do seu atraso? Porque eu acordei tarde).

Diferente do Inglês que possui apenas dois porquês: Why and Because.

gabarito letra C

Por que é separado? (começo de frases/perguntas)

Porque não é junto. (respostas)

Mas por quê? (fim de frase)

O porquê eu não sei. (substantivado)

“PORQUE”:

- Por que – “pelo qual”; por qual RAZÃO; por qual motivo; pergunta;

- Porque – conjunção causal / explicativa; “pois, visto que, já que”

- Por quê (?)final da frase, seguido de pontuação

- Porquê – motivo ou razão”; vem com um determinante (artigo, pronome, numeral)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo