Um paciente de 2 anos de idade é levado à emergência de um g...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Neonatologia |
Q1685052 Medicina
Um paciente de 2 anos de idade é levado à emergência de um grande hospital pediátrico durante a madrugada. O pai refere que a criança estava bem, somente com uma tosse durante o dia, mas sem febre. Na madrugada, acordou com tosse muito rouca, tipo um latido, e muito “sufocado”, com dificuldade de respirar, bastante agitado (fácies de angústia) e com um barulho muito alto na respiração. Porém, ao longo do trajeto até o hospital, foi melhorando rapidamente durante a exposição ao ar frio da madrugada. Quando chegou ao hospital, só apresentava a tosse rouca. Ao exame, a criança encontra-se com taquicardia leve, FC = 130 bpm, sem taquipneia, FR = 35 irpm, afebril, SatO2 entre 92% e 95% em ar ambiente, estridor inspiratório leve e tiragem intercostal leve. Aparelho respiratório e demais sem alterações.
A respeito desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
A causa da obstrução laríngea, do estridor e da tosse é em razão da formação da pseudomembrana.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E) errado

Tema central: O caso aborda obstrução laríngea aguda em pediatria, com foco no reconhecimento clínico do crupe (laringite viral aguda) e diferença em relação à difteria laríngea (pseudomembrana).

Justificativa da alternativa correta:

No enunciado, temos um lactente com tosse tipo “latido”, estridor inspiratório, sinais de desconforto respiratório, rápida melhora com ar frio e ausência de febre. Esses achados são clássicos de laringite viral aguda (crupe). Segundo o Manual MSD: “A laringite viral é autolimitada e cursa com mudanças abruptas de voz, tosse rouca e estridor inspiratório. O diagnóstico é clínico.”
O crupe ocorre por edema subglótico devido a infecção viral – não ocorre formação de pseudomembrana.

Porque as alternativas:

  • C) certo: Incorreta – A formação de pseudomembrana é típica da difteria, doença bacteriana grave (Corynebacterium diphtheriae). Segundo o Guia de Vigilância em Saúde, “a difteria laríngea evolui com membranas brancacentas ou acinzentadas aderidas à mucosa, podendo causar obstrução severa”. Não é o quadro desse paciente, que teve resolução parcial dos sintomas com ar frio e não apresenta membranas em orofaringe ou relato de progressão grave.
  • E) errado: Correta – pois crupe viral não causa pseudomembranas e, sim, edema subglótico circunferencial. A menção à pseudomembrana é um dos “elementos de pegadinha” para diferenciar infecções virais comuns da difteria (rara no Brasil devido à vacinação), cuja suspeita exige urgência, isolamento e antitoxina específica.

Dicas para interpretação: Atenção ao uso de termos clássicos: “toque rouca”, “tipo latido”, “exposição ao ar frio” e “melhora rápida” são característicos de crupe viral. A citação de “pseudomembrana” é a armadilha da questão, associada à difteria.

Conclusão: A causa da obstrução nesse caso é edema subglótico viral, e não pseudomembrana.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O texto a ser julgado está errado. A causa da obstrução laríngea, do estridor e da tosse pode ser decorrente de uma laringite aguda, que é uma inflamação da laringe, geralmente causada por infecções virais. A formação de pseudomembrana é mais comum na difteria e pode levar a sintomas semelhantes, mas é uma condição rara atualmente devido à vacinação contra a doença. Portanto, é importante lembrar que a formação de pseudomembrana não é a causa mais provável nesse caso clínico e que outras causas, como a laringite aguda, devem ser consideradas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo