O estudo HAPO-2008 (Hyperglicemia and Averse Pregnancy Oucom...
O estudo HAPO-2008 (Hyperglicemia and Averse Pregnancy Oucome), realizado pelo International Association of Diabetes and Pregnancy Study Group (IADPSG, 2010), propõe que a glicemia de jejum seja realizada na primeira consulta pré-natal. Esse exame serve para identificar os casos normais, os de diabetes melito gestacional (DMG) e os de diabetes pré-gestacional. Os casos normais devem ser submetidos ao teste de tolerância à glicose oral (TTGO-75), entre 24 e 28 semanas. Assinale a alternativa que apresenta os valores adotados de glicemia de jejum nesses três grupos (normais, DMG e diabetes pré-gestacional) e os valores considerados alterados do teste de tolerância à glicose oral (TTGO-75) no jejum, após uma hora e após duas horas, respectivamente.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: A questão aborda a classificação dos valores de glicemia de jejum e os resultados do teste de tolerância à glicose oral (TTGO-75) em gestantes, conforme proposto pelo estudo HAPO-2008 e as diretrizes do IADPSG.
Justificativa para a alternativa correta (E):
A alternativa E está correta pois segue as diretrizes do IADPSG para a classificação dos valores de glicemia:
- Glicemia de Jejum: Valores < 92 mg/dL são considerados normais, 92-125 mg/dL indicam diabetes melito gestacional (DMG), e valores ≥ 126 mg/dL são sugestivos de diabetes pré-gestacional.
- Teste de Tolerância à Glicose Oral (TTGO-75): Para este exame, os valores considerados alterados são ≥ 92 mg/dL no jejum, ≥ 180 mg/dL após uma hora, e ≥ 153 mg/dL após duas horas.
Esses critérios são utilizados para identificar anormalidades no metabolismo da glicose durante a gestação, permitindo o diagnóstico precoce e manejo adequado.
Análise das alternativas incorretas:
- Alternativa A: A faixa para DMG é descrita incorretamente como 92-126 mg/dL. O valor de corte para diabetes pré-gestacional é ≥ 126 mg/dL, não > 126 mg/dL.
- Alternativa B: O erro aqui está na representação dos valores: &leqslant 92 mg/dL e > 92 mg/dL, que não são adequados para classificar os grupos de glicemia de jejum.
- Alternativa C: Embora os valores para o TTGO-75 estejam corretos, a descrição dos valores de glicemia de jejum para DMG como 92-126 mg/dL é inadequada, já que o valor correto para DMG é 92-125 mg/dL.
- Alternativa D: Aqui, o problema reside no uso de &leqslant 92 mg/dL para normais, o que não representa adequadamente a classificação por glicemia de jejum.
Essas diretrizes são fundamentais para a prática clínica, garantindo que gestantes sejam adequadamente avaliadas e tratadas. Para mais detalhes, recomenda-se a leitura das diretrizes do IADPSG e do estudo HAPO-2008.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo