A Tabela Periódica foi uma reorganização proposta por Mosel...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3891022 Química
A Tabela Periódica foi uma reorganização proposta por Moseley (1887-1915) à descoberta feita por Dimitri Mendeleiev (1834-1907), que organizou os elementos químicos segundo a ordem crescente de suas massas atômicas. O modelo atual considera a organização dos elementos segundo a ordem crescente de números atômicos, estando eles agrupados em filas verticais e horizontais, totalizando 118 elementos químicos, catalogados em 18 grupos e 7 períodos.
À exceção dos elementos químicos pertencentes ao grupo 18 da T.P., os demais elementos necessitam estabelecer “ligações químicas” para atingir a condição de Octeto.
Nesse sentido, um caso hipotético de ligação iônica representada pela fórmula X2Y, só é possível desde que os elementos químicos X e Y se localizem, respectivamente, nos grupos: 
Alternativas