Assinale a opção que apresenta a peculiaridade do atendiment...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2317882 Medicina
Assinale a opção que apresenta a peculiaridade do atendimento da PCR em pacientes vítimas de afogamento.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

No contexto da Medicina Intensiva, o atendimento para a parada cardiorrespiratória (PCR) em pacientes vítimas de afogamento possui particularidades importantes que diferem dos casos típicos de PCR em adultos não submersos. O tema central da questão envolve o reconhecimento dessas peculiaridades e a priorização das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Alternativa Correta: A

Justificativa: No caso de vítimas de afogamento, a ventilação é extremamente importante. Isso ocorre porque o afogamento leva primariamente a uma insuficiência respiratória devido a uma aspiração de líquidos que causa hipoxemia (baixa concentração de oxigênio no sangue). Assim, a prioridade deve ser restaurar a oxigenação do paciente, o que faz com que a ventilação tenha uma maior prioridade em relação às compressões torácicas, diferentemente do protocolo padrão de RCP em PCR por outros motivos.

Alternativas Incorretas:

B: Se a desfibrilação é necessária, deve-se remover as roupas molhadas para garantir a segurança durante o procedimento e melhorar a eficácia do choque elétrico. A presença de água pode conduzir eletricidade de maneira inadequada.

C: A imobilização rotineira da coluna cervical não é indicada em todos os casos de afogamento, a menos que haja uma suspeita clara de trauma cervical. A mobilização deve ser cuidadosa, mas a imobilização desnecessária pode atrasar as manobras de ressuscitação.

D: A hipotermia não deve ser mantida de forma ativa. Embora a hipotermia possa ter um efeito neuroprotetor em alguns casos, na maioria das situações de afogamento, deve-se buscar o reaquecimento controlado do paciente, devido aos riscos associados à exposição prolongada ao frio.

E: A administração de respirações de resgate deve ser iniciada mesmo antes da confirmação da ausência de pulso. No afogamento, a rápida restauração da ventilação pode ser crítica para a sobrevivência.

Entender essas particularidades permite intervenções mais eficazes em situações de emergência em casos de afogamento. É fundamental que profissionais de saúde estejam preparados para ajustar suas abordagens conforme o tipo de PCR apresentado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresentada aborda uma condição específica de atendimento a pacientes que sofreram parada cardiorrespiratória (PCR) devido a afogamento. A resposta correta é a alternativa A - "A ventilação é mais importante do que as compressões torácicas, em comparação com o paciente adulto com parada cardíaca não submerso." Isso se deve ao fato de que, em casos de afogamento, a causa principal da PCR é a hipoxia - a falta de oxigênio nos pulmões e no sangue, e não necessariamente um problema cardíaco primário. Portanto, a prioridade é restaurar a oxigenação adequada. As outras opções apresentam práticas que não são recomendadas ou que são aplicadas de maneira diferente. Por exemplo, a opção B é incorreta porque as roupas molhadas devem ser removidas para que a desfibrilação seja eficaz. A opção C é incorreta porque a imobilização da coluna cervical deve ser avaliada caso a caso, com base na suspeita de lesão cervical associada ao afogamento. A opção D é incorreta porque, apesar de a hipotermia poder ter um efeito protetor no cérebro em alguns casos de PCR, o objetivo geralmente é reaquecer o paciente de forma controlada. E a opção E é incorreta porque a administração de respirações de resgate deve ser iniciada tão logo se reconheça a PCR, sem a necessidade de confirmação da ausência de pulso, seguindo os protocolos de ressuscitação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo