A escola historicamente se caracterizou pela visão da
educação que delimita a escolarização como privilégio
de um grupo, uma exclusão que foi legitimada nas
políticas e práticas educacionais reprodutoras da ordem
social. A partir do processo de democratização da
educação, evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão,
quando os sistemas de ensino universalizam o acesso,
mas continuam excluindo indivíduos e grupos
considerados fora dos padrões homogeneizadores da
escola.
A respeito dessa temática, assinale a alternativa correta: