João foi a uma lanchonete e fez duas compras. Na primeira, e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3700582 Matemática
João foi a uma lanchonete e fez duas compras. Na primeira, ele comprou 2 sucos e 3 pastéis e pagou R$ 35,00. Na segunda, ele comprou 3 sucos e 5 pastéis e pagou R$ 55,00.
Com base nessas informações, podemos afirmar que a razão entre o preço do pastel e o preço do suco é: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário Detalhado:

Esta questão explora o conceito de sistema de equações lineares, conteúdo fundamental em provas de concursos públicos para Professor de Matemática, conforme abordam autores como Dante e Iezzi. O objetivo central é encontrar a razão entre o preço do pastel e o preço do suco a partir de duas compras distintas descritas no problema.

1. Estruturação do Sistema:

Seja s o valor do suco e p o valor do pastel. A tradução dos dados para linguagem matemática resulta em:

2s+3p=35   e   3s+5p=55

2. Resolução por Substituição:

Isolando s na primeira equação:

s= 35-3p 2

Substituindo o valor de s na segunda equação:

3 ( 35-3p 2 ) + 5p=55

Multiplicando todos os termos por 2:

105-9p+10p=110

105+p=110

p=5

Calculando o valor do suco:

s= 35-15 2 = 202 = 10

3. Razão entre os preços:

Por definição, razão é o quociente entre dois valores:

Razão = p s = 5 10 = 12

Alternativa correta: C) 1/2

Estratégias para concursos: Sempre confira qual razão está sendo pedida (ordem importa!), monte o sistema com atenção aos coeficientes dos produtos e escolha o método de resolução mais rápido (substituição, comparação ou adição). Erros frequentes incluem inverter s e p ou esquecer de simplificar a fração final.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo