A desresponsabilização do Estado na implementação e execuçã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q445310 Serviço Social
A desresponsabilização do Estado na implementação e execução de políticas universais e abrangentes, aliada à expansão do desemprego e à desconfiguração de vários direitos promulgados na Constituição Federal de 1988, dentre outros vetores, provocou uma retração no enfrentamento da questão social nos moldes tradicionalmente presentes no Brasil. Esse conjunto de fatores tem levado a população a recorrer ao Poder Judiciário para efetivação individual de direitos coletivos, tais como o acesso a serviços de saúde, a proteção de idosos etc., gerando o fenômeno da:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão com foco na judicialização dos conflitos sociais, que é a alternativa correta.

Tema central da questão: A questão aborda a desresponsabilização do Estado na implementação de políticas sociais universais e os efeitos disso, como a busca do Poder Judiciário para garantir direitos. Este é um tema relevante na área de serviço social, pois envolve o entendimento de como direitos sociais são efetivados, especialmente em um contexto de retração do Estado.

Resumo teórico: O fenômeno da judicialização ocorre quando cidadãos recorrem ao sistema judiciário para garantir direitos que deveriam ser assegurados por políticas públicas. Isso se intensifica quando o Estado falha em implementar ou executar adequadamente tais políticas. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 estabeleceu inúmeros direitos sociais, mas a sua efetividade nem sempre é garantida pela ação direta do governo, levando à busca por justiça no âmbito judicial.

Referência relevante: A Constituição Federal de 1988 é um marco jurídico que estabelece direitos sociais fundamentais, mas sua efetivação pode ser limitada por diversos fatores, como mencionado na questão (desresponsabilização do Estado e desemprego).

Justificativa da alternativa correta (E - judicialização dos conflitos sociais): Essa é a resposta correta porque descreve precisamente o fenômeno que ocorre quando o Judiciário é acionado para garantir direitos que deveriam ser tratados pelo Poder Executivo. A falta de políticas públicas eficazes e abrangentes leva à busca por soluções individuais para problemas coletivos através dos tribunais.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - aglutinação dos direitos sociais: Essa opção sugere uma concentração ou junção de direitos, o que não é aplicável à situação apresentada, que discute a busca individual por direitos.
  • B - indenização por perdas e danos: Essa alternativa refere-se a uma compensação financeira por prejuízos sofridos, o que não se aplica diretamente à busca pelo reconhecimento de direitos sociais básicos através do Judiciário.
  • C - atribuição de responsabilidades do Estado: Esta opção está incorreta porque a questão trata da desresponsabilização do Estado e não da atribuição de novas responsabilidades.
  • D - naturalização dos problemas sociais: Naturalização implica aceitar problemas sociais como dados ou imutáveis, enquanto a questão aborda a tentativa de resolver esses problemas através do Judiciário.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito  E

 

E também como outros autores, Beatriz Aguinsky e Ecleia Huff de Alencastro apontaram que, em todos os governos que vieram depois de Collor, as políticas sociais passaram a ser fragmentadas, focalizadas e a ter sérios problemas de financiamento, o que acabou por impedir sua implementação objetiva (cf. Aguinsky e Huff de Alencastro, 2006, p. 19‑26). Por isso, os autores citados podem afirmar que  ao mesmo tempo em que houve a ampliação dos direitos positivados na Constituição Federal de 1988, ocorreu sua negação pelo Estado em diferentes instâncias administrativas, o que acabou por gerar esse fenômeno na esfera pública, que é o que alguns juristas e cientistas sociais estão chamando de “judicialização dos conflitos sociais” ou ainda, “judicialização política” (BORGIANNI, 2013, p. 19, grifou-se ).

 

Referência: BORGIANNI, Elisabete.  Para entender o Serviço Social na área sociojurídica. Disponivel em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282013000300002>

FGV 2015 e FGV 2022 (questão idêntica):

Por meio da análise do material resultante dessa sistematização, foi possível observar que essa dinâmica se vincula à tendência de encaminhar ao Poder Judiciário, ou à área jurídica, os casos que poderiam ou deveriam ser atendidos no âmbito da esfera política.

Essa tendência ocorre em virtude da: ✔judicialização dos conflitos sociais e da justiciabilidade dos direitos sociais.

FGV 2015:

Alguns intelectuais estão chamando de “judicialização dos conflitos sociais” o fato de que os setores mais fragilizados da sociedade começam a apelar ao Poder Judiciário a fim de fazer valer os seus direitos sociais e de cidadania, dentre outros. Esse fenômeno revela que ao mesmo tempo em que a promulgação da Constituição Federal de 1988 ampliou direitos:

✔houve a negação dos direitos conquistados nas instâncias administrativas;

FGV 2019:

Para Borgianni (2013), a judicialização dos conflitos sociais transfere para o Judiciário a responsabilidade de:

✔promover o enfrentamento à questão social;

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo