Assinale a alternativa que NÃO é extraída do Código de Ética...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1902331 Serviço Social
Assinale a alternativa que NÃO é extraída do Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1965.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B

Vamos entender o tema central da questão: **Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1965**. Esse código é um documento importante que orienta a prática do assistente social, refletindo princípios éticos e diretrizes que eram consideradas adequadas para a profissão naquele período.

Pertinentemente, a questão pede para identificar a alternativa que NÃO pertence ao Código de Ética de 1965. Para isso, é necessário conhecer os princípios e diretrizes que faziam parte deste código, bem como as transformações que ocorreram ao longo dos anos nos códigos subsequentes.

Vamos analisar cada alternativa:

A - "A formação da consciência profissional é fator essencial..." Esta alternativa reflete a visão ética que busca a formação profissional e a orientação para o exercício consciente do serviço social, algo que estava presente no código de 1965.

C - "Só à luz de uma concepção de vida..." Este item remete à visão humanista e filosófica que era comum nas profissões sociais na época, sendo coerente com o código de 1965.

D - "O Serviço Social constitui o objeto da profissão..." Este enunciado reforça a natureza técnico-científica da profissão, uma característica defendida no código de 1965.

E - "O assistente social no desempenho das tarefas..." Essa alternativa destaca o respeito à dignidade humana, um princípio básico e atemporal do serviço social que também estava presente em 1965.

Análise da Alternativa Correta (B): "É dever devolver as informações colhidas..." Essa afirmação ressalta o compromisso com o fortalecimento dos interesses da classe trabalhadora, um conceito que foi incorporado de forma mais explícita nas revisões posteriores do código, especialmente a partir dos anos 1990, com um enfoque mais crítico e voltado para a justiça social e os direitos dos trabalhadores, mas não era uma linha central no código de 1965.

Em suma, a alternativa B não pertence ao Código de Ética de 1965, pois reflete uma visão e práticas que foram incorporadas posteriormente no contexto da renovação do Serviço Social.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo