Considerando o controle de qualidade previsto no programa de...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão sobre controle de qualidade no programa de garantia de qualidade descrito na Portaria do Ministério da Saúde - SVS no 453, de 1998, precisamos entender a relevância dos testes de constância em radiologia. Esses testes são essenciais para garantir a qualidade no diagnóstico por imagem, assegurando que os equipamentos funcionem corretamente, prevenindo erros de diagnóstico e minimizando a exposição desnecessária à radiação.
A Portaria 453/1998 estabelece diretrizes para a proteção radiológica e a segurança de pacientes e trabalhadores. Os testes de constância, realizados semestralmente, são parte fundamental deste controle. Vamos analisar cada alternativa para determinar qual delas não pertence aos testes semestrais exigidos:
Alternativa A: Exatidão do sistema de colimação
Este teste verifica se o feixe de raios X está alinhado corretamente com o campo de interesse, garantindo que apenas a área necessária é exposta. É um teste crucial e deve ser realizado semestralmente.
Alternativa B: Sensitometria do sistema de processamento
A sensitometria é usada para avaliar a resposta do sistema de processamento de filmes radiológicos, garantindo que eles sejam processados corretamente. No entanto, este teste não é realizado semestralmente, mas sim em intervalos mais frequentes, como semanalmente, para assegurar a consistência diária das imagens.
Alternativa C: Contato tela-filme
Este teste verifica se há bom contato entre a tela e o filme dentro do chassi, o que é fundamental para obter imagens nítidas. Este é um teste semestral, conforme a portaria.
Alternativa D: Integridade das telas e chassis
A integridade das telas e chassis é crucial para evitar artefatos nas imagens, portanto, deve ser verificada semestralmente.
Considerando as explicações acima, a alternativa INCORRETA é a Alternativa B, porque a sensitometria do sistema de processamento deve ser realizada com maior frequência do que semestralmente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
c) Testes semestrais (i) exatidão do sistema de colimação; (ii) resolução de baixo e alto contraste em fluoroscopia; (iii) contato tela-filme; (iv) alinhamento de grade; (v) integridade das telas e chassis; (vi) condições dos negatoscópios; (vii) índice de rejeição de radiografias (com coleta de dados durante, pelo menos, dois meses).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo