Considerando o controle de qualidade previsto no programa de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: FUNDEPES Órgão: Prefeitura de Brumadinho - MG
Q1211807 Saúde Pública
Considerando o controle de qualidade previsto no programa de garantia de qualidade e descrito na Portaria do Ministério da Saúde - SVS no 453, de 01 de junho de 1998, assinale a alternativa INCORRETA sobre os testes de constância que devem ser realizados semestralmente.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão sobre controle de qualidade no programa de garantia de qualidade descrito na Portaria do Ministério da Saúde - SVS no 453, de 1998, precisamos entender a relevância dos testes de constância em radiologia. Esses testes são essenciais para garantir a qualidade no diagnóstico por imagem, assegurando que os equipamentos funcionem corretamente, prevenindo erros de diagnóstico e minimizando a exposição desnecessária à radiação.

A Portaria 453/1998 estabelece diretrizes para a proteção radiológica e a segurança de pacientes e trabalhadores. Os testes de constância, realizados semestralmente, são parte fundamental deste controle. Vamos analisar cada alternativa para determinar qual delas não pertence aos testes semestrais exigidos:

Alternativa A: Exatidão do sistema de colimação
Este teste verifica se o feixe de raios X está alinhado corretamente com o campo de interesse, garantindo que apenas a área necessária é exposta. É um teste crucial e deve ser realizado semestralmente.

Alternativa B: Sensitometria do sistema de processamento
A sensitometria é usada para avaliar a resposta do sistema de processamento de filmes radiológicos, garantindo que eles sejam processados corretamente. No entanto, este teste não é realizado semestralmente, mas sim em intervalos mais frequentes, como semanalmente, para assegurar a consistência diária das imagens.

Alternativa C: Contato tela-filme
Este teste verifica se há bom contato entre a tela e o filme dentro do chassi, o que é fundamental para obter imagens nítidas. Este é um teste semestral, conforme a portaria.

Alternativa D: Integridade das telas e chassis
A integridade das telas e chassis é crucial para evitar artefatos nas imagens, portanto, deve ser verificada semestralmente.

Considerando as explicações acima, a alternativa INCORRETA é a Alternativa B, porque a sensitometria do sistema de processamento deve ser realizada com maior frequência do que semestralmente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

c) Testes semestrais (i) exatidão do sistema de colimação; (ii) resolução de baixo e alto contraste em fluoroscopia; (iii) contato tela-filme; (iv) alinhamento de grade; (v) integridade das telas e chassis; (vi) condições dos negatoscópios; (vii) índice de rejeição de radiografias (com coleta de dados durante, pelo menos, dois meses).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo