Julgue o item que se segue, acerca do telejornalismo e do ra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3406622 Jornalismo
Julgue o item que se segue, acerca do telejornalismo e do radiojornalismo.

Durante todas as etapas de produção jornalística, o conteúdo pode ser reavaliado para se adequar à linha editorial da emissora.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C (Certo)

1. Tema central da questão

O foco da questão é a dinâmica de produção no telejornalismo e radiojornalismo, especialmente sobre a possibilidade de revisão e adaptação do conteúdo conforme a linha editorial da emissora. Esse tema é fundamental na atuação jornalística em emissoras, pois reflete como as empresas de comunicação mantêm sua identidade e valores.

2. Resumo teórico

Durante a produção jornalística, que envolve etapas como apuração, redação, edição e exibição, o conteúdo pode (e geralmente deve) ser avaliado e ajustado para garantir que esteja alinhado à linha editorial. A linha editorial consiste em um conjunto de princípios, valores e orientações que guiam as decisões sobre quais temas abordar, como tratar determinados assuntos e qual linguagem usar. Segundo o Manual de Redação da Globo, o respeito à linha editorial é essencial em todas as fases da produção.

3. Fundamentação

Emissoras de rádio e TV possuem diretrizes editoriais que orientam desde a pauta até o momento da transmissão. Assim, é correto afirmar que o conteúdo pode ser revisto a qualquer momento para manter essa coerência. Isso protege a reputação da emissora e evita conflitos com sua audiência e patrocinadores. Fontes como a obra “Jornalismo na TV” (Lopes & Motta) também reforçam essa prática.

4. Estratégia para interpretação

Ao ler questões desse tipo, atente para expressões abrangentes, como “todas as etapas”. No jornalismo, a revisão editorial é realmente contínua, então não há exagero na afirmação. Cuidado com pegadinhas que sugerem inflexibilidade ou ausência de revisão editorial – essas são incorretas.

Conclusão

Portanto, o item está certo: a reavaliação do conteúdo em todas as etapas para adequação à linha editorial é prática comum e recomendada no rádio e na TV.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo