Leia o texto que a seguir. No universo da música, uma escola...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4154427 Educação Artística

Leia o texto que a seguir. 


No universo da música, uma escola de música ou um conservatório é o espaço da excelência para uma iniciação legitimada. [...] A origem da instituição ‘conservatório’ reporta ao século XVI da Itália, quando o termo foi utilizado para denominar instituições de caridade que conservavam moças órfãs e pobres. Dentre as atividades desenvolvidas nesses asilos, destacava- se a música, que mais tarde configurouse como a única. Ao final do século XVIII, o Conservatório Superior de Música de Paris tornou-se o modelo de instituição de ensino musical difundido e firmado no século XIX. Chegou ao Brasil naquele mesmo século, com a criação das três primeiras escolas de música do País, hoje denominadas Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1848), Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (1895) e Instituto Estadual Carlos Gomes (1895), localizado em Belém, Pará [...]


VIEIRA, Lia Braga. A escolarização do ensino de música. In: Pro-Posições. Campinas, v. 15, n. 2, mai./ago. 2004. p. 141-150.


Até os dias atuais, o modelo de ensino abordado no texto, conhecido como conservatorial, é expressivo na educação musical brasileira. É objetivo central deste modelo de ensino:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C

Fundamento decisivo: A expressão “modelo conservatorial” exigia reconhecer seu eixo técnico-performático; por isso, a alternativa correta era a que apontava treinamento de habilidades musicais e performance com rigor técnico.

Tema central: ensino conservatorial musical
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque criatividade e escuta crítica podem aparecer em outras abordagens de educação musical, mas não definem o objetivo central do modelo conservatorial. O critério decisivo aqui era identificar o eixo técnico-performático típico do conservatório, que a alternativa não apresenta.
B
Errada
Está errada porque livre expressão e emotividade remetem a uma concepção expressivista, enquanto o modelo conservatorial se organiza pela centralidade da disciplina e da técnica. A alternativa troca o foco em treinamento e performance por subjetividade expressiva.
C
Certa
A alternativa C está correta porque traduz a finalidade técnico-executiva própria do modelo conservatorial. Nesse modelo, o eixo da formação é o treinamento sistemático de habilidades musicais, com disciplina e domínio instrumental ou vocal, tendo a performance sob rigor técnico como objetivo central.
D
Errada
Está errada porque interdisciplinaridade e fazer musical integrador são metas ligadas a propostas pedagógicas mais amplas e recentes, não à marca central do conservatório tradicional. A alternativa atribui ao modelo conservatorial uma finalidade integradora que não o caracteriza como núcleo.
Pegadinha da questão
A confusão explorada foi substituir a marca histórica do conservatório por objetivos hoje valorizados na educação musical, como criatividade, livre expressão e integração, esquecendo que a pergunta pedia o objetivo central do modelo conservatorial especificamente.
Dica para questões semelhantes
  • Quando a questão mencionar modelo conservatorial, procure a alternativa ligada a técnica, treinamento especializado e performance.
  • Separe objetivos da educação musical em geral daquilo que caracteriza historicamente um modelo específico de ensino.
  • Desconfie de alternativas com criatividade, expressão livre ou interdisciplinaridade quando o foco for o conservatório tradicional.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo