Qual o diagnóstico mais provável?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: O caso apresentado aborda o diagnóstico diferencial entre doenças inflamatórias intestinais (DII) e outras causas de diarreia crônica, com ênfase em reconhecer manifestações clínicas, extraintestinais e achados histopatológicos.
Justificativa da alternativa correta (B – Doença de Crohn):
A Doença de Crohn (DC) apresenta diarreia mucossanguinolenta prolongada, perda de peso, sintomas sistêmicos (febre esporádica), e, notadamente, manifestações perianais como fístulas e abscessos – altamente sugestivas de DC. A presença de granulomas na biópsia e o eritema nodoso (lesões arredondadas, eritematosas e dolorosas em membros inferiores) reforçam o diagnóstico.
Segundo o PCDT da Doença de Crohn, seção "Manifestações Clínicas": “As manifestações perianais, como fístulas e abscessos, correspondem a uma das complicações mais frequentes da DC.”
Análise das alternativas incorretas:
A) Doença celíaca: caracterizada por diarreia crônica e perda de peso, porém não apresenta sintomas perianais, nem granulomas na biópsia. O quadro típico envolve má absorção, e manifestações cutâneas apresentam-se como dermatite herpetiforme, não eritema nodoso.
C) Colite microscópica: cursa com diarreia aquosa crônica (sem sangue ou muco), e a colonoscopia é usualmente normal ou com alterações discretas; não há manifestações perianais nem granulomas.
D) Retocolite ulcerativa: pode causar diarreia sanguinolenta, mas afeta tipicamente só o cólon e reto, não apresenta granulomas e rarissimamente manifesta fístulas perianais. O envolvimento transmural e as lesões extraintestinais (eritema nodoso) podem até ocorrer, mas são mais comuns e intensos na DC.
Estratégia em concursos: Fique atento a palavras-chave como “fístulas”, “granulomas” e “eritema nodoso”: são sinais-pegadinha que apontam fortemente para Doença de Crohn. Observe a associação de manifestações extraintestinais e complicações perianais – ausentes em outras causas comuns de diarreia crônica.
Conclusão: A paciente cumpre critérios clínicos e histológicos clássicos da Doença de Crohn, o que deixa as demais alternativas incompatíveis.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo