A heterogeneidade do tecido pulmonar na Síndrome do Desconfo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2315325 Fisioterapia
A heterogeneidade do tecido pulmonar na Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo – SDRA, resulta em diferentes pressões alveolares ao longo do eixo gravitacional devido ao gradiente vertical de pressões pleurais, levando a uma distribuição desigual do volume pulmonar, causando hiperdistensão nas regiões não dependentes e colapso alveolar nas regiões dependentes dos pulmões. Devido a tal heterogeneidade, considerando que a ventilação mecânica nesses pacientes é desafiadora, analise as afirmativas a seguir.

I. A pressão de distensão – Driving Pressure – DP, identificada como indicador de risco para a mortalidade em pacientes com SDRA; ademais, pacientes ventilados com DP superior a 16 cmH2O podem estar em risco de desenvolver ou agravar lesões pulmonares, mesmo quando ventilados com um volume corrente igual ou inferior a 6 mL/Kg e uma pressão de platô menor ou igual a 30 cmH2O.
II. A manobra de recrutamento alveolar deve ser interrompida imediatamente se, durante sua execução, for observado um ou mais dos seguintes critérios: Frequência Cardíaca (FC) superior a 150 ou inferior a 60 batimentos por minuto (bpm); redução da Pressão Arterial Média (PAM) abaixo de 65 mmHg ou pressão arterial sistólica (PAS) abaixo de 90 mmHg; diminuição da saturação de oxigênio (SpO2) para menos de 88% por um período de 30 segundos; ocorrência de fibrilação atrial aguda; flutter atrial; ou, taquicardia ventricular.
III. O uso rotineiro de manobras de recrutamento é recomendado na presença de hipoxemia. O profissional deverá ficar atento para não provocar redução da complacência pulmonar durante a manobra, pois representa um maior risco para barotrauma e hipotensão arterial sistêmica.

Está correto o que se afirma em
Alternativas