Mencionando-se os porquês, marque a alternativa incorreta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Problemas da língua culta: Usos dos “porquês”
Esta questão exige do candidato conhecimento apurado da norma-padrão acerca das quatro formas “por que”, “porque”, “por quê” e “porquê”. A diferença entre elas é frequente em concursos e está relacionada com a função gramatical e o contexto sintático em que aparecem.
Fundamento gramatical:
Segundo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa):
- Por que: usado em perguntas diretas/indiretas, equivalendo a “por qual motivo”.
- Porque: conjunção causal ou explicativa. Equivale a “pois” ou “uma vez que”.
- Por quê: ocorre em final de pergunta, onde “quê” é tônico e recebe acento.
- Porquê: substantivo, sinônimo de “motivo” ou “razão”, sempre precedido de determinante.
Justificativa da alternativa INCORRETA (B):
A frase “Sei que há algo errado por que ninguém apareceu até agora.” apresenta erro.
Aqui, o correto seria “porque ninguém apareceu até agora”, já que se trata de uma explicação/causa (conjunção explicativa/causal). Portanto, aplica-se a regra: “Porque” deve ser usado para introduzir justificativas ou consequências.
Exemplo: “Fui embora porque estava cansado.”
Análise das alternativas corretas:
- A) Por que foste tão duro com ela? – Correta. Início de pergunta direta. Poderia ser lido como “Por qual motivo?”.
- C) Ele se atrasou porque chovia. – Correta. “Porque” introduz causa.
- D) Você não foi honesto por quê? – Correta. “Por quê” no final da pergunta, exigindo acento por estar em posição tônica.
Pegadinhas e estratégias:
Fique atento a:
- Início de pergunta pede “por que” (se estiver isolado);
- Fim de pergunta pede “por quê”;
- Explicação ou causa pede “porque”;
- Substantivo sempre é “porquê”.
Referência: Cunha & Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo; Bechara, Moderna Gramática Portuguesa.
Portanto, a alternativa incorreta é a letra B.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra B.
"Sei que há algo errado por que ninguém apareceu até agora."
trocando o por que por pois, temos o uso do porque no sentido de causa.
GAB.B
Pergunta - por que / por quê (no fim)
Explicação/causa - porque
Substantivo - porquê (com artigo: o porquê)
Você não vai esquecer nunca mais, sua mula
Por que você é VI@DO?
EXPLICAÇÃO: [Por que] separado e sem acento: é usado no início das frases interrogativas diretas ou no meio, no caso de frases interrogativas indiretas. Sentido de “por qual e “pelo qual”.
Você é VI@DO por quê?
EXPLICAÇÃO: [Por quê] escrito separado e com acento circunflexo, é usado no fim das frases (com ponto final, de interrogação ou exclamação)
Sou VI@DO porque beijo rapazes.
EXPLICAÇÃO: [Porque] escrito junto e sem acento, é utilizado em respostas. Ele tem a função de uma conjunção coordenativa explicativa ou subordinativa causal. Pode ser substituído pelas expressões “para que” e “uma vez que” ou por palavras, como “pois”
Quero saber O PORQUÊ você é VI@DO.
EXPLICAÇÃO: [Porquê] escrito junto e com acento circunflexo, possui o valor de substantivo na frase e significa “motivo” ou “razão”. Ele aparece após um artigo, pronome, adjetivo ou numeral com objetivo de explicar o motivo dentro da frase
Abraços
POR QUE: pergunta. Equivale a "pelo qual" ou "por que razão/motivo".
POR QUÊ: fim da frase. Equivale a "por qual razão/motivo".
PORQUE: resposta. Equivale a "pois", "já que", "uma vez que", "por causa que"
PORQUÊ: substantivo. Equivale a "razão", "motivo", "causa".
Segundo a regra o “porque” deve ser junto pelo motivo de ser trocado pela palavra “pois” sem perder o sentido da frase.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo