Mencionando-se os porquês, marque a alternativa incorreta. 

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3654703 Português
Mencionando-se os porquês, marque a alternativa incorreta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Ortografia, sintaxe e semântica – Uso dos “porquês” na norma-padrão.

Para resolver esta questão sobre os “porquês”, é essencial conhecer suas regras de uso, pois cada forma (“por que”, “por quê”, “porque”, “porquê”) tem uma aplicação específica, definida pela norma culta (como explicitam Bechara e Cunha & Cintra).

Análise da alternativa correta (incorreta segundo o enunciado):

D) Estas são as reivindicações porque estamos lutando.

Justificativa: O termo “porque”, escrito junto e sem acento, indica uma explicação ou causa (“fiz isso porque queria”). Aqui, porém, trata-se de uma oração relativa: “reivindicações pelas quais estamos lutando”. O correto seria “por que” (separado), pois equivale a “pelas quais”. Logo, o uso de ‘porque’ está inadequado no contexto.

Análise das alternativas corretas:

A) Por que você agiu daquela maneira?
Correta. “Por que” (separado) introduce perguntas diretas, com o sentido de “por qual motivo?”.

B) Ainda não terminou? Por quê?
Correta. “Por quê” (separado e com acento) é usado no final da frase interrogativa, antes do ponto de interrogação.

C) Dê-me ao menos um porquê para sua atitude.
Correta. “Porquê” (junto e acentuado) é substantivo (sinônimo de “motivo” ou “razão”), normalmente antecedido por artigo ou pronome (“um porquê”, “o porquê”).

Resumo das regras principais (conforme Bechara, Cunha & Cintra):

  • por que: perguntas diretas/indiretas, ou equivalente a “pelo qual”.
  • por quê: final de frases interrogativas.
  • porque: explicação/causa (conjunção).
  • porquê: substantivo (“motivo”).

Estratégia para evitar erros: Sempre identifique a função sintática do termo no contexto, observe se há artigo/pronome, se está em pergunta ou no final de frase, e tente substituir por “motivo” ou “pelo qual” para testar a adequação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Correto.

  • Usa-se "por que" (separado e sem acento) em perguntas diretas ou indiretas.
  • Aqui, é uma pergunta direta, e "por que" equivale a "por qual motivo".

✔️ Uso correto.

Correto.

  • Usa-se "por quê" (separado e com acento) quando está no final da frase ou isolado, pois é tônico e precisa do acento.
  • Continua significando "por qual motivo", mas o acento é obrigatório nessa posição.

✔️ Uso correto.

Correto.

  • Usa-se "porquê" (junto e com acento) quando for um substantivo, ou seja, vier precedido de artigo ou outro determinante ("um porquê", "o porquê", etc.).
  • Pode ser substituído por "motivo" ou "razão": "um motivo para sua atitude".

✔️ Uso correto.

Incorreto.

  • Aqui, deveria ser usado "por que" (separado), pois se trata de uma oração subordinada adjetiva reduzida: "as reivindicações por que estamos lutando" = "pelas quais estamos lutando".

Correção:

✔️ "Por que" = "pelas quais"

pelas quais = por que

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo