Analise as sentenças quanto ao uso dos "porquês": I. Ning...
I. Ninguém entende por que você saiu correndo, assim, do nada.
II. Vocês querem saber isso por quê?
III. Não entendo o porquê de tanta resistência em se abrir.
Está correto o uso em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: O critério decisivo é o emprego normativo das formas "por que", "por quê" e "porquê" conforme a função sintática e a posição na frase. No enunciado, I traz interrogativa indireta, II aparece em final de frase interrogativa e III usa forma substantivada antecedida de artigo. Como cada ocorrência está adequada ao respectivo contexto, a alternativa correta é D.
- Verifique primeiro a função da expressão: pergunta indireta pede "por que"; uso com valor de substantivo pede "porquê".
- Observe a posição na frase: em final de pergunta ou antes de pausa forte, usa-se "por quê".
- Se houver determinante, como em "o porquê", trate a forma como substantivo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Filtro bugado?
Por que colocam a mesma questão 1000x?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo