Uma liderança eficaz, associada a um adequado gerenciamento ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2235275 Gestão de Pessoas
Uma liderança eficaz, associada a um adequado gerenciamento das equipes envolvidas no projeto, é importante para a perseguição do alcance de seus objetivos. Entretanto, tais aspectos devem ser complementados com outros, tais como uma apropriada avaliação do desempenho e um acompanhamento do progresso na execução do projeto, o que implica se realizar atividades de controle, comparando o desempenho previsto para o projeto com o efetivamente realizado durante a sua implementação. Este controle exige 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As funções administrativas (PODC) podem ser aplicadas a qualquer área de uma empresa.

Planejamento: definição de metas, planos e ações para atingir um resultado.

Organização: colocar em prática o plano traçado, delegar atividades.

Direção: coordenar, gerenciar e liderar pessoas.

Controle: avaliar desempenhos, monitorar resultados, corrigir desvios.

Agora vamos à questão:

Uma liderança eficaz, associada a um adequado gerenciamento das equipes envolvidas no projeto, é importante para a perseguição do alcance de seus objetivos. Entretanto, tais aspectos devem ser complementados com outros, tais como uma apropriada avaliação do desempenho e um acompanhamento do progresso na execução do projeto, o que implica se realizar atividades de controle, comparando o desempenho previsto para o projeto com o efetivamente realizado durante a sua implementação. Este controle exige 

A

viabilizar a identificação de desvios, avaliar possíveis planos de ação alternativos e tomar as eventuais medidas corretivas apropriadas. (CORRETA)

B

criar novas áreas organizacionais que possam ser comandadas pelos líderes eficazes dos projetos, quando estes se encerrarem. - Acredito que isso teria uma relação maior com o Planejamento pois para haveria a necessidade da criação de um novo plano de ação.

C

paralisar a totalidade das atividades da organização vinculadas ao portfólio. - Não há motivo algum para paralisar todas as atividades da organização, se houver um desvio relacionado a alguma atividade específica, apenas aquela atividade deve ser corrigida.

D

suspender os incentivos e recompensas de todos os envolvidos nos processos de planejamento de novos programas. 

E

revisar minuciosamente todo o planejamento do projeto, mesmo naquelas etapas desconectadas com os eventuais problemas identificados. - Acredito que o erro esteja relacionado a revisar estapas que não sofreram desvios.

.

.

.

RESPOSTA: letra A

GAB A

COMPARAR O RESULTADO ALMEJADO COM O OBTIDO E CORRIGIR OS DESVIOS OCORRIDOS.

Esta questão aborda a função administrativa de Controle, que fecha o ciclo administrativo (Planejamento, Organização, Direção e Controle). Para um Assistente em Administração, entender o controle é entender como garantir que o trabalho saia conforme o planejado.

A alternativa correta é a A.

O controle não serve apenas para "vigiar", mas para garantir o resultado. Segundo a teoria administrativa clássica e neoclássica, o processo de controle segue quatro etapas cíclicas:

  1. Estabelecimento de Padrões: Definir o que é o "sucesso" (ex: prazos, custos, qualidade).
  2. Observação do Desempenho: Acompanhar o que está sendo feito na prática.
  3. Comparação: Confrontar o realizado com o previsto (identificar o "gap" ou desvio).
  4. Ação Corretiva: Ajustar o que está errado para voltar ao caminho certo.

Por que a Alternativa A é a resposta?

Ela descreve exatamente a finalidade técnica do controle: identificar onde o projeto saiu do trilho (desvios), pensar em como resolver (planos de ação alternativos) e aplicar a solução (medidas corretivas).

  • B (Incorreta): Criar novas áreas organizacionais apenas para alocar líderes não é uma atividade de controle, mas de Desenho Organizacional, e muitas vezes pode gerar inchaço desnecessário na máquina pública.
  • C (Incorreta): O controle visa a continuidade do projeto. Paralisar a "totalidade" das atividades seria uma medida extrema e geralmente ineficiente, a menos que o projeto fosse totalmente inviável.
  • D (Incorreta): Punir todos os envolvidos sem critério não é controle técnico, é má gestão. O controle busca corrigir processos, não necessariamente punir pessoas.
  • E (Incorreta): O controle deve ser focado. Revisar etapas que não têm relação com os problemas identificados é desperdício de tempo e recursos. O foco deve ser na raiz do problema (análise de causa).

Rodrigo, no setor público, o controle se manifesta de duas formas que você verá em prova:

  1. Controle Prévio (Preventivo): Ocorre antes da ação (ex: o planejamento que você faz).
  2. Controle Concomitante: Ocorre durante a ação (ex: a fiscalização de um contrato).
  3. Controle Posterior (Feedback): Ocorre após a ação (ex: o relatório final de atividades do CEREST).
  4. Shutterstock
  5. Explorar

Para a banca COPESE, lembre-se: o controle deve ser flexível e focado em resultados. Não é um fim em si mesmo, mas um meio para atingir a Missão da Universidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo