Para Saviani (Escola e democracia, 1983), existem teorias q...
(B) - A educação sempre depende da estrutura social que está posta e do governo, e sua ideologia, no poder. Isso serve para (manter) a dominação e a consequente marginalização. A história recente do Brasil mostra isso, tanto de um lado, quanto do outro.
É só pensar na lógica da educação como mercadoria!
B - A educação depende da estrutura social
Letra B, Tendências segundo Saviani:
Crítico reprodutivistas: Só criticam, não tem proposta . Escola como violência simbólica: Bordieu escola reproduz desiguladades sociais por meio de uma violência contra classe baixa a partir do momento que desconsideram seus conhecimentos prévios colocando conteúdos científicos e capaitalistas para ensinar. Escola dualista: Freinte, existem duas escolas uma do rico e outra do pobre . Aparelho ideológico: Althusser há uma imposição por meio de aparelhos como igreja, escola e sociedade que exigem que tenhamos certos comportamentos.
Não críticas: Só criticam com intuito de conformar o indivíduo para uma harmonização da sociedade, ex: tradicional, tecnicista e escola nova.
Críticas: Questionam prática pedagógica como ponto de partida e de chegada, ex: libertadora, libertária e crítico social.
A) a sociedade é harmoniosa e por isso a educação é mecanismo de correção dessas distorções. Errada, quando a sociedade é harmoniza o intuito não corrigir distorções e sim naturalizá-las para que o indivíuo seja conformado.
B) a educação é dependente da estrutura social e, por isso, reforça a dominação e a marginalização. Correta a educação é dependente do capitalismo, por isso impõe sobre a sociedade uma violência simbólica, afim de impor o capital cultural das classes altas.
C) a educação é independente da estrutura social e, por isso, a marginalização é um fenômeno acidental. Errada a educação não é neutra e sim ideológica e depende do contexto em que está.
D) a sociedade é marcada por divisões de grupos ou classes e, por isso, a marginalização é um fenômeno natural. Errada a marginalização não é natural ela é imposta tem sempre alguém ou algo que reafirma tal marginalização.